Música embalou o sábado no Teatro Univates

Postado em 26/06/2017 10h58min

Por Nicole Morás

O Teatro Univates teve música para todas as idades no último sábado, 24, quando o espaço recebeu uma programação dupla. À tarde, as crianças formaram a plateia atenta aos acordes tocados por cinco músicos vestidos de soldadinhos de chumbo que se apresentaram no espetáculo “Orquestra de Brinquedos”, que mescla encenação e musicalidade. Entre o repertório, foram tocadas canções clássicas infantis, como Alecrim Dourado e Marcha Soldado.

A atração teve início com um cortejo, com os soldadinhos marchando pelo meio do público enquanto tocavam sinos musicais. Em seguida, a orquestra subiu ao palco e tocou, de verdade, com instrumentos de brinquedo, como guitarra, baixo, piano, trompete, teclado, acordeon e sinos musicais.

Para os pais que acompanharam a criançada também teve música popular, como “O Trenzinho do Caipira” (Villa Lobos), “Felicidade” (Lupicínio Rodrigues), “Pezinho” (folclore gaúcho), “Marcha Soldado”, o tema da Nona Sinfonia (Beethoven) e outras composições conhecidas do público de todas as idades, como “Yellow Submarine”, dos Beatles, em divertidos e criativos arranjos.

Quem aproveitou o sábado para fazer um programa em família foram os Saldanha, de Lajeado. Os pequenos Otávio e Joaquim vieram acompanhados dos pais, Sandra e Ricardo. “Já viemos a espetáculos de orquestras aqui no Teatro. Mas desta vez trouxemos o Otávio e o Joaquim, que gostam muito de música, para que eles tenham a oportunidade de aprofundar o que conhecem sobre orquestras”, explicou Sandra.

À noite, foi a vez dos clássicos do quarteto de Liverpool tomarem conta do palco com a apresentação da banda The Brothers Beatles Band, que está em turnê comemorativa aos 50 anos da música psicodélica dos Beatles, além do aniversário de dois álbuns importantíssimos, lançados em 1967: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e Magical Mystery Tour.

Vestidos com as roupas características de cada época da banda inglesa, o quarteto argentino iniciou o espetáculo com as músicas de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, como “With a little help from my friends”, ‘Lucy in the sky with diamonds” e a canção que dá nome ao álbum. Em seguida, as músicas “All you need is love” e “Strawberry Fields Forever”, entre outras, relembraram o álbum Magical Mystery Tour. Para fechar o show, clássicos dos Beatles embalaram a plateia, que pediu mais uma música e pôde fazer fotos com os músicos no fim do espetáculo.

Próximo evento
O Teatro Univates promove um evento alusivo ao Dia Mundial do Rock no dia 13 de julho, às 20h. Sobem ao palco do Teatro músicos conhecidos do rock gaúcho. Os artistas convidados são Duda Calvin, da banda Tequila Baby, Rafael Malenotti, da Acústicos e Valvulados, e Alemão Ronaldo, que esteve à frente do grupo Bandaliera. O Dia Mundial do Rock é comemorado no Brasil em 13 de julho. A data foi escolhida para celebrar o Live Aid, um megaevento musical que aconteceu na mesma data em 1985 e contou com a participação de bandas como Queen e U2 e artistas como Mick Jagger, Elton John, Paul McCartney e David Bowie. Os ingressos custam entre R$ 35,00 e R$ 80,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pelo sistema de ingressos da Univates. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com o Teatro Univates pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5949, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás