Finalistas da Competição de Direitos Humanos são escolhidos

Postado em 14/06/2017 22h08min

Por -

A Competição Univates de Direitos Humanos teve seus finalistas escolhidos na noite desta quarta-feira, dia 14. De onze duplas de estudantes, duas foram selecionadas para representarem a Univates. O primeiro lugar ficou com Vinícius Christ e Cristian Weber, que representarão a Instituição na 23ª edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na American University Washington College of Law (Washington, Estados Unidos) em 2018. Já Andrea Haetinger dos Santos e Aline Becker Delwing irão para Mendoza, Argentina, no evento Cuyum – Competencia Internacional de Derechos Humanos, na Universidad Nacional de Cuyo, que ocorre neste ano.

A competição foi promovida pelo curso de Direito da Univates e tem envolvido os acadêmicos desde março, quando houve o lançamento do edital. A atividade trouxe um caso hipotético de violação das normas de Direito Internacional Público e de Direitos Humanos. A partir disso, os estudantes tiveram que elaborar um memorial e uma apresentação de argumentações que foram avaliados por uma comissão de juízes (que simulavam a Corte Americana de Direitos Humanos). No final de suas defesas, os estudantes participantes agradeceram a Univates e a comissão organizadora pelo evento. “Que a competição continue nos proximos anos, fomentando debates saudáveis e construções conjuntas”, desejaram.

De acordo com Júnior Roberto Willig, coordenador adjunto do curso e integrante da Comissão Organizadora do concurso, a proposta permite o desenvolvimento de habilidades essenciais para a prática jurídica. “A competição é um treinamento completo para o estudante de Direito. Além de pesquisar uma temática específica, redigindo um memorial na qualidade de representante das vítimas ou do Estado, o aluno também defende sua tese em sessões orais, de forma idêntica ao que enfrentará em seu futuro profissional”.

Veja mais na matéria da TV Univates: https://youtu.be/Dz_5CW7mfiE

Ana Amélia Ritt

Vinícius Christ e Cristian Weber ficaram em primeiro lugar.

Ana Amélia Ritt

Aline Becker Delwing e Andrea Haetinger dos Santos representarão a Univates na Argentina.

Ana Amélia Ritt

Competidores finalistas e comissão de juízes.