Trabalho interdisciplinar aproxima estudantes de seis cursos

Postado em 14/06/2017 10h15min

Por Nicole Morás

Cinco produtos cosméticos são o resultado de um trabalho interdisciplinar que integrou estudantes de Administração, Design, Engenharia Ambiental, Farmácia, Publicidade e Propaganda e Química Industrial da Univates neste semestre. As ideias foram apresentadas em um seminário realizado na noite da última terça-feira, 13, no auditório do Prédio 9.

A iniciativa de reunir os estudantes para pensarem os produtos nas diferentes abordagens surgiu em uma disciplina do curso de Química Industrial. De acordo com a professora Lucélia Hoehne, houve desde a estruturação de um plano de negócios até a proposição de tratamentos para efluentes gerados na elaboração do produto, passando ainda pela formulação e comunicação dos produtos. “A troca de experiências que os alunos tiveram que fazer ao longo deste semestre permitiu que eles aprendessem a interligar os conteúdos, aprimorar seus conhecimentos, ver que como profissionais necessitamos da ajuda de outros profissionais para desenvolver um produto”, avalia a professora.

Para o estudante João Otávio Mezzacasa Wollmuth, do curso de Química Industrial, o principal aprendizado com a integração entre os cursos foi em relação à experiência de gestão. “Eu trabalho na minha área de estudos desde o início do curso. Como estou vinculado à área de desenvolvimento de produtos, sempre tive contato com outras áreas. Acredito que para quem não tenha essa experiência no dia a dia a disciplina é importante para conhecer outros processos e ver que existem habilidades que nosso curso não tem”, afirmou ele, referindo-se especialmente ao trabalho de comunicação, marketing e gestão de custos.

Confira os produtos propostos:
Repelente com óleo e extratos naturais;
Creme hidratante com óleo de prímula;
Gel fixador com biotina para cabelos masculinos;
Sabonete líquido com morango, mel e sementes de girassol;
Sabonete esfoliante com borra de café.

Confira a participação de cada curso:

Administração: elaboração de um plano de negócios;

Design: assistência aos alunos de Publicidade e Propaganda;

Engenharia Ambiental: proposição de tratamentos para os efluentes gerados;

Farmácia: auxílio nas formulações dos cosméticos;

Publicidade e Propaganda: criação de rótulo e campanha publicitária;

Química Industrial: desenvolvimento de um cosmético diferente por grupo.

Texto: Nicole Morás

João Otávio Mezzacasa Wollmuth