13 de junho de 2017 | imprensa@univates.br

Que tal experimentar o gosto de uma nova cultura?

A culinária tem forte influência na cultura de uma comunidade, desde o cultivo e a coleta dos mantimentos até o armazenamento e o preparo das iguarias. Há pratos característicos que traduzem hábitos de certos locais e alimentos que são mais consumidos devido à localização e ao clima, por exemplo. Pensando nessa troca cultural e na aproximação da comunidade acadêmica da Univates com outros países, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e o curso de Gastronomia organizam a primeira Semana Gastronômica Internacional. A atividade ocorre na próxima semana, nos dias 20, 21 e 22 de junho, e tem como proposta acrescentar lanches e pratos típicos nas opções oferecidas pelas cantinas e pelos restaurantes do campus.

Nesta primeira edição a escolha é o México. O lanche oferecido pelas cantinas será o famoso “sanduíche do Chaves” e será preparado pelo curso de Gastronomia com o auxílio de um aluno intercambista do México. Já o tipo de prato dos restaurantes variará conforme o dia. Segundo a DRI, o objetivo do evento é aproximar a comunidade acadêmica de experiências internacionais, ou seja, uma espécie de intercâmbio cultural sem sair de casa.

A ação ocorrerá de três em três meses. A cada edição a Semana Gastronômica Internacional trará pratos de um país que tenha universidades parceiras da Univates.

Texto: Ana Amélia Ritt