Univates Idiomas recebe intercambista colombiano

Postado em 08/06/2017 09h07min

Por Univates Idiomas

O Univates Idiomas recebeu uma visita especial no dia 6 de junho, terça-feira. Os alunos de Espanhol nível I conversaram com o intercambista colombiano Gerson Andres Lizcano Rojas, que está realizando intercâmbio acadêmico na Univates neste semestre.

O objetivo de trazer um intercambista estrangeiro para a sala de aula foi oportunizar aos alunos um momento de vivência real de uso da língua espanhola e também conhecer aspectos culturais da Colômbia. Os alunos puderam satisfazer sua curiosidade em relação a diversos temas, como gastronomia e pratos típicos das diferentes regiões, festas típicas, pontos turísticos e belezas naturais, características da população, gírias, mercado de trabalho, a mulher na sociedade, educação, religiões, futebol, eutanásia, aborto, existência de preconceito e discriminação, entre outros.

Experiência no Brasil

Gerson é da cidade de Pamplona, na Colômbia, e estuda Biologia na Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá e Enfermagem na Universidade Nacional de Colômbia. Ele chegou a Lajeado em fevereiro e retornará para seu país no final do semestre. Junto com outros intercambistas, está conhecendo lugares do Rio Grande do Sul de carona. Eles organizam-se em grupos, marcam pontos de encontro e se deslocam para diversas cidades pedindo carona. Já conheceram Torres, Três Coroas, o Viaduto 13, Nova Petrópolis, Canela e Gramado.

Embora algumas pessoas tenham dito que é perigoso viajar assim, o estudante justifica que “los más malucos” preferem essa forma de viajar, pois é um meio de conhecer os lugares, falar com as pessoas, conhecer seus problemas, suas opiniões, a cultura local, o que não acontece quando o deslocamento é feito por meio de transporte público. Ele destacou que a ideia da carona deu certo e todas as pessoas foram muito amáveis, demonstraram preocupação, ajudaram, orientaram sobre onde comer e dormir. Os intercambistas se sentiram acolhidos.

Segundo o estudante, na Colômbia se fala sobre o futebol brasileiro, o samba, o carnaval e o Rio de Janeiro. Então, quando chegou a Lajeado, tudo foi muito diferente do que imaginava. Chamou a atenção que a maioria das pessoas da região tem a pele clara devido às raízes europeias, principalmente italianas ou alemãs. Na Colômbia somente os “gringos” (estrangeiros) são assim. Também lhe chamou a atenção que em Lajeado as pessoas são pontuais, cumprindo os horários combinados.

Na Univates Gerson teve a oportunidade de se encontrar com intercambistas de outros países e, além de aprender o português, também pôde exercitar o inglês. Acrescentou que está sendo uma experiência “muy chévere” (muito legal) conviver com várias culturas e línguas diferentes.

Embora as universidades que frequenta sejam de boa qualidade e bastante reconhecidas, são universidades públicas e os investimentos governamentais são insuficientes. O intercambista salientou que em nível tecnológico a Univates está mais avançada que as universidades colombianas. A parte prática nos laboratórios de Biologia e Enfermagem é melhor que na Colômbia, onde há mais teoria. Gerson observou que há excelentes espaços destinados ao desenvolvimento das aulas práticas, com técnicas avançadas e simuladores modernos. Para exemplificar, comentou a respeito das pipetas eletrônicas (na Colômbia ainda realiza-se o processo manualmente) e de um “bebê que chora” (simulador), o que aumenta o realismo da situação. Também vê como bastante positivo o fato de que na Univates vários professores estejam envolvidos com projetos de pesquisa e investigação e com a orientação das práticas de estágio dos alunos.

Univates Idiomas

O Univates Idiomas oferece duas propostas de curso presencial de ensino de línguas: Projeto i e Idiomas. O Projeto i é o curso de inglês voltado a estudantes da Univates, professores e funcionários.

O Idiomas, que oferece cursos de Espanhol, Francês, Inglês, Alemão, Italiano e Libras, tem como público-alvo os estudantes e diplomados da Univates, profissionais e comunidade em geral.

Os cursos em seus diversos níveis estão com matrículas abertas. Pessoas que já possuem conhecimentos em algum idioma podem realizar a prova de nivelamento. Mais informações pelo idiomas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7011.

Texto: Univates Idiomas