Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza campanha na Semana do Meio Ambiente

Postado em 07/06/2017 09h36min

Por Cursos de Ciências Biológicas

Por iniciativa do Museu de Ciências da Univates e dos cursos de Ciências Biológicas, com apoio da TV Univates e do setor de Marketing e Comunicação, a Instituição realiza, durante toda esta semana, a campanha "Que planeta você está deixando para mim?". Com peças de mídias digitais e impressas, o objetivo é despertar a consciência das pessoas para pequenas atitudes do dia a dia que podem contribuir para um planeta mais sustentável.

Em outra ação, os estudantes dos cursos de Ciências Biológicas explicam por que escolheram o curso. Confira abaixo:

Camila Griebeler
Escolhi o curso de Ciências Biológicas pois, além de sempre ter gostado das disciplinas de Ciências e Biologia e de ser incentivada pela minha professora de Biologia do Ensino Médio, sempre tive preocupação com os aspectos ambientais. Minhas brincadeiras quando criança sempre foram relacionadas com a Natureza, brincar e correr na rua. Tudo isso interferiu na minha forma de ver e de me relacionar com o ambiente, o que gerou uma grande vontade de dividir conhecimentos com outras pessoas. Então acabei optando pela licenciatura. Sendo professora poderia fazer a diferença na formação dos jovens e das crianças. O meu curso de Ciências Biológicas na Univates é maravilhoso. Ele nos possibilita relacionar a teoria aprendida em sala de aula com as aulas práticas, além de nos proporcionar saídas a campo para diversos lugares maravilhosos, ocasionando ricos momentos de aprendizagem. Oportuniza também diversas palestras, oficinas e formações de extensão, para que possamos aprimorar nossos conhecimentos acadêmicos, tornando-nos mais aptos para atuarmos nas diversas áreas da Biologia.

Bruna Gabriela Bogorni
Desde criança me interesso por assuntos relacionados à natureza e a animais. Vi no curso de Ciências Biológicas a possibilidade de me aprofundar nesses assuntos e, por meio da licenciatura, de poder ajudar crianças e jovens a compreenderem e a observarem as maravilhas da natureza e a nossa responsabilidade com a sua preservação.

Élison Luís Agnoletto
Eu escolhi o curso de Ciências Biológicas porque me chamam a atenção os conteúdos que ele abrange, desde o envolvimento com o meio ambiente até a genética. E ele me possibilita seguir vários caminhos de trabalho, inclusive a docência.

Charles Luis de Quadros
A primeira coisa que me ocorre quando penso no motivo que me levou a escolher ser licenciado em Biologia é que a mudança para um meio ambiente mais preservado começa pelos nossos estudantes. Além  de poder levar o conhecimento adquirido na graduação para as escolas, as experiências em saídas a campo, nas quais podemos vivenciar na prática “o ser biólogo”, os conhecimentos obtidos com diversos palestrantes internacionais e nacionais só fazem a graduação ser inesquecível.

Ana Paula Saldanha dos Santos
Escolhi o curso de Biologia porque tem tudo a ver com a vida. Interação entre organismos, curiosidades e novas descobertas a cada dia. Estudar Biologia me torna apta a fazer escolhas mais conscientes sobre meu estilo de vida, contribui ainda para minha formação como cidadã, pois posso me posicionar de forma consciente e responsável a respeito de temas polêmicos, como a manipulação de material genético e de seres vivos, o desenvolvimento industrial e o meio ambiente, as consequências do crescimento populacional, a poluição, os problemas do lixo, a utilização da energia e muitos outros. Cidadãos bem informados podem decidir melhor, além de exigir seus direitos!

Rodrigo Eckhardt
Escolhi inicialmente o curso de Ciências Biológicas pela afinidade que tinha com as áreas ambientais e pela curiosidade em relação a animais e plantas. Acredito que a área da biologia é extremamente ampla, abrangendo diversas possibilidades de atuação profissionais, propicia atividades práticas e dinâmicas, algo que me agrada.

Fernanda Bruxel
Sou graduanda de Ciências Biológicas no Centro Universitário UNIVATES e irei concluir o curso no final do ano. Durante os anos de estudo foi possível compreender diversas áreas da Biologia e escolher uma área na qual irei me aperfeiçoar futuramente. A possibilidade de desenvolver práticas para melhorar a qualidade e a preservação do meio ambiente é peça fundamental na formação de um profissional de biologia. Promover a qualidade de vida para a população e preservar os recursos naturais disponíveis no meio ambiente são objetivos diários que merecem toda atenção da comunidade.

Coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura - Dra. Temis Regina Jacques Bohrer
Os cursos de Ciências Biológicas ofertados pela Univates abrangem duas grandes áreas. Uma delas é o Bacharelado e a outra a Licenciatura. O curso de bacharelado caracteriza-se por capacitar seus estudantes na formulação e elaboração de estudos, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada nos vários setores da biologia ou a ela ligados. De acordo com o estabelecido na Resolução nº 227/2010, de 18 de agosto de 2010, do Conselho Federal de Biologia, que dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo, ficaram determinados três grandes campos de atuação: o Meio Ambiente e Biodiversidade, a Saúde e a Biotecnologia e Produção. O Conselho Federal de Biologia, CFBio, especifica 46 possibilidades de inserção do profissional da Biologia, considerando apenas a Área Ambiental e da Biodiversidade. Entre elas citam-se: a Arborização Urbana, a Auditoria Ambiental, o Controle de Vetores e Pragas, a Educação Ambiental, a Fiscalização/Vigilância Ambiental, a Gestão Ambiental, a Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos, o Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica, o Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Fauna Silvestre Nativa e Exótica, o Licenciamento Ambiental, o Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas, a Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas, Saneamento Ambiental. Já o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está comprometido com a formação de professores capacitados para lecionar Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio, para atuar em atividades de Educação Ambiental, tanto em projetos, pesquisas, consultoria como em outros serviços que envolvam a área pedagógica. Entretanto, caso o licenciado desejar exercer funções profissionais na área ambiental, como as citadas anteriormente, deverá comprovar, no Conselho, determinada carga horária de formação específica na área escolhida, as quais irão caracterizar a sua aptidão e credenciá-lo para a função. Acredito que esta informação é muito importante, pois a grande maioria dos licenciados desconhecem esta oportunidade de complementação de currículo e a possibilidade de ampliarem as suas áreas de atuação. Vale ressaltar que a Univates demonstra grande interesse pela área Ambiental, visto que a Instituição oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento e o de Mestrado em Sistemas Ambientais Sustentáveis, cursos estes muito procurados por nossos alunos da graduação de Ciências Biológicas.

Temos a certeza de que, diante dos diferentes espaços de inserção profissional, os estudantes de Biologia”, tanto do bacharelado como da licenciatura, apresentam uma relação ímpar com o Meio Ambiente, pois em suas atitudes deixam transparecer o seu amor, o seu cuidado, a sua preocupação e, principalmente, a sua aprimorada consciência ambiental. SER BIÓLOGO, MAIS QUE UMA PROFISSÃO, É UM ESTILO DE VIDA!

Texto: Cursos de Ciências Biológicas

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas