Curso de Odontologia faz ação no Dia de Combate ao Câncer Bucal

Postado em 29/05/2017 08h47min

Por Nicole Morás

Dia 31 de maio é o Dia de Combate e Prevenção ao Câncer de Boca e o Dia Mundial sem Tabaco. Para conscientizar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer, o curso de Odontologia da Univates e a Secretaria de Saúde de Lajeado realizam ação na próxima quarta-feira, dia 31, das 8h às 17h, na rua Júlio de Castilhos, no Centro de Lajeado (próximo à esquina com a rua Pinheiro Machado).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no ano de 2016 houve aproximadamente 16.000 novos casos de câncer de boca. De acordo com o professor e organizador da ação, Alessandro Menna Alves, é importante ressaltar também que aproximadamente 50% dos indivíduos que têm câncer de boca vão a óbito em até cinco anos após a descoberta da doença. “O Rio Grande do Sul, no contexto nacional, é um dos estados com maior prevalência da doença, associada principalmente ao uso de tabaco. Além disso, é preocupante na região a alta exposição à radiação solar e sua ligação com o câncer de lábio e de pele. Essa exposição crônica está ligada à prática rural, extremamente comum aqui no Vale do Taquari”, avalia ele.

Alves acrescenta ainda que a prevenção inclui evitar a exposição aos agentes nocivos que podem levar ao desenvolvimento do câncer. “Pensando nisso, conscientizar a população para evitar ou cessar o tabagismo e utilizar equipamentos que protejam os trabalhadores da exposição crônica ao sol é bem importante. Além disso, é preciso instruir a população sobre o autoexame bucal e capacitar os profissionais para que as lesões sejam identificadas em estágios cada vez mais precoces”, finaliza ele.

Realizada por estudantes e professores do curso e por cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde, a iniciativa visa a explicar para a população os primeiros sinais de alterações que podem se tornar um câncer. Também serão feitos exames de avaliação bucal para detectar lesões que podem virar câncer bucal ou até mesmo orientar algum indivíduo com câncer bucal que ainda não tenha sido diagnosticado. A atividade ocorre mesmo com chuva.

Números de câncer de boca no Brasil, segundo o Inca
Novos casos em 2016: 15.490, sendo 11.140 homens e 4.350 mulheres