Formação de docentes em pauta na Univates

Postado em 24/05/2017 17h26min e atualizado em 18/01/2018 16h55min

Por -

Durante quatro dias a formação de professores e a educação básica estarão em debate na Univates. Tiveram início nesta quarta-feira, dia 24, o I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, o VI Seminário Institucional do Pibid Univates e o III Seminário Observatório da Educação Univates. A programação segue até o próximo sábado, dia 27, buscando promover reflexões sobre a formação docente nas diferentes áreas do conhecimento.

Com a palestra "O Pibid e a valorização do magistério", Claudete Batista Cardoso, coordenadora-geral de Programas de Valorização do Magistério/Capes, ministrou a primeira atividade do dia. “Todo país em desenvolvimento precisa melhorar o oferecimento da educação, disponibilizando ensino com mais qualidade e de forma igualitária”, afirmou a palestrante.

Segundo ela, o baixo desempenho da escola brasileira está diretamente relacionado à ação pedagógica. “Um professor de qualidade é aquele que consegue mexer com a capacidade do aluno e nós estamos aqui para discutir justamente isso”, garante Claudete.

A abertura oficial do evento, no entanto, acontece no turno da noite, às 19h, no auditório do Prédio 7. Na sequência ocorre a conferência “Políticas Públicas para a formação de professores e para a Educação Básica”, com os palestrantes Alessandra Santos de Assis (UFBA) e Nilson de Souza Cardoso (UECE e presidente do ForPibid).

Já na quinta-feira, dia 25, às 8h30min, grupos temáticos discutirão sobre alfabetização e letramento, currículo e interdisciplinaridade, docência e formação, educação e diferenças, educação e tecnologias e experiências pedagógicas. No turno da tarde ocorrem oficinas.

Participação Internacional
As atividades contarão com a presença de professores e pesquisadores da América Latina e da Europa. De Barranquilla, na Colômbia, o pesquisador Armando Aroca Araújo participará de mesa-redonda sobre docência e formação e a doutora Nélia Amado, da Universidade de Algarve, de Portugal, abordará o tema educação e tecnologias, também em mesa-redonda. No sábado a rofessora Maria Alfredo Moreira, da Universidade do Minho, de Portugual, realiza a palestra de encerramento sobre formação de professores.

A programação completa pode ser conferida no site www.univates.br/seminariopibid. Mais informações pelo e-mail seminariopibid@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5761.

Texto e fotos: Artur Dullius