“O intercâmbio foi fundamental para despertar meu espírito empreendedor”

Postado em 15/05/2017 09h23min

Por Nicole Morás

Realizar um intercâmbio pode transformar não apenas a maneira como se vê a vida, mas também as perspectivas profissionais. Foi por isso que o estudante de Engenharia Mecânica Maicon Ferreira, de Guaporé, resolveu empreender após retornar de um semestre de estudos na Universidad EAN, na Colômbia, em 2016.

“A primeira ideia de empreender surgiu durante a minha graduação, quando estava cursando a disciplina de Gestão de Custos, porém não sabia em qual ramo investir e pensava que era muito complicado. Mas o intercâmbio foi fundamental para despertar meu espírito empreendedor. A universidade em que realizei o intercâmbio tem como foco a formação empreendedora e me chamou a atenção que 30% dos diplomados têm seus próprios negócios”, afirmou ele.

Na universidade colombiana, Ferreira teve a oportunidade de realizar uma disciplina totalmente voltada ao empreendedorismo, em que o objetivo era montar uma empresa que pudesse funcionar no final do semestre. “Ao mesmo tempo, estava cursando uma disciplina de Empreendimento Energético, então, como sempre gostei da energia solar e o mercado cresceu 300% de 2015 para 2016, resolvi montar uma empresa de energia solar naquela disciplina”, comenta ele em seu relato sobre a origem da sua ideia para criar seu próprio negócio.

“Com a energia solar é possível obter economia a longo prazo e garantir desenvolvimento sustentável para a crescente demanda de energia, pois ela é renovável, natural, limpa e inesgotável”, justifica o estudante. Segundo Ferreira, o curso de Engenharia Mecânica da Univates foi essencial para o início de sua carreira como empreendedor. “Além do conhecimento teórico e prático que o engenheiro mecânico deve ter, o curso oferece uma base para os alunos que querem se tornar empreendedores. Então, com o conhecimento que adquiri nas disciplinas foi possível pensar no ramo em que eu pretendia investir e, além disso, ter a base que um empreendedor necessita para montar seu negócio”, afirma.

“ Quando voltei ao Brasil tive como inspiração o Tecnovates, que busca auxiliar empreendedores que estão partindo do zero. Desde daquele momento realizei mais alguns estudos de mercado e abri a Planeta Solare Energia Solar, que oferece soluções em energia solar para residências e empresas”, explica o acadêmico.

Inscrições abertas para intercâmbio em Macau
Estudantes e diplomados pela Univates nos últimos três anos podem se candidatar, até o dia 20 de maio, para as nove bolsas de estudos do curso de licenciatura em Língua Chinesa para Estrangeiros oferecidas pelo Instituto Politécnico de Macau, na China. Cada bolsa inclui o valor total do curso, alojamento e alimentação por quatro anos – tempo total de duração do curso, que tem início em setembro. A parceria iniciou em 2016 e atualmente a Univates conta com seis estudantes no país oriental.

A seleção será realizada por meio de entrevista, em data e local a serem definidos, e o resultado deve ser divulgado até o dia 31 de maio. Mais informações podem ser obtidas com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail dri@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Maicon Ferreira, de Guaporé, resolveu empreender após experiência no exterior