Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto da Univates busca melhorar qualidade de vida de idosos

Postado em 10/05/2017 17h36min

Por Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de ajudar idosos no processo de envelhecimento e melhorar sua qualidade de vida, a Univates realiza o projeto de extensão Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia. A atividade, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Lajeado, avalia o perfil dos idosos do município, analisa os resultados e planeja oficinas que abordem o que precisa ser desenvolvido. O segundo encontro da parte de avaliação ocorreu nesta quarta-feira, dia 10, e segue até o final do mês de maio.
 
Desde 2014, o projeto atendeu mais de 400 idosos da região. “Quem envelhece não tem real compreensão desse processo. Buscamos instruir os idosos e apontar hábitos para que esse envelhecimento não seja acelerado, para qualificar o dia a dia deles, mudar estilos de vida a fim de retardar algumas questões do envelhecimento, como a memória”, explica a professora coordenadora do projeto, Alessandra Brod. Ana Camila da Silveira Vaz, de 76 anos, é moradora do Bairro Santo Antônio e participante do Cras desde a fundação. “Isso é muito bom, porque a gente precisa de uma orientação de quem entende mais que nós”, afirma.
 
Quem também participa desse processo são estudantes da Univates. Uma turma multidisciplinar – acadêmicas de Nutrição, Fisioterapia e Odontologia – analisa os dados recolhidos e escuta as sugestões dos participantes para, no decorrer do ano, montar oficinas específicas. Saliana Grando está no primeiro semestre de Odontologia e é voluntária do projeto. A jovem destaca que optou por participar dos encontros pois gosta de trabalhar com pessoas. “Nunca tinha participado de um voluntariado antes, é uma experiência nova em que a gente ensina na mesma medida em que aprende, é uma troca”, afirma. Também do primeiro semestre, Alana Prass, estudante de Fisioterapia, enfatiza a importância do contato interpessoal desde o início da graduação. “Isso me ajuda a conhecer as diversas áreas da Fisioterapia e ver se é realmente isso que eu quero. Está sendo muito bom, os idosos conversam com a gente, contam histórias...”, comenta enfatizando o contato com os participantes.
 
Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Camila da Silveira Vaz, 76 anos, afirma que a iniciativa é muito boa.

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Notícias Relacionadas