E-books são oferecidos à comunidade acadêmica

Postado em 25/04/2017 08h46min

Por Ana Amélia Ritt

No último ano, os e-books das plataformas assinadas pela Univates tiveram mais de 47 mil acessos. Em 2014 o número foi de 19,6 mil acessos. Já em 2015, esse número subiu para 32 mil. As plataformas que oferecem e-books à comunidade acadêmica são a Biblioteca Virtual Universitária e a Minha Biblioteca, que atualmente disponibilizam mais de 12 mil títulos nas diversas áreas do conhecimento.

No mês de março deste ano, 1.254 alunos participaram de um treinamento da Biblioteca, oportunidade em que conheceram a estrutura e os serviços oferecidos. “Está tendo um crescimento gradativo na utilização dos e-books que acredito ser consequência da divulgação dos serviços e dos treinamentos realizados pela Biblioteca para os alunos e por eles se sentirem muito à vontade com o mundo digital”, afirma a gerente da Biblioteca Univates, Ana Paula Lisboa Monteiro. “No momento que o aluno percebe que esse serviço está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia, tendo acesso pela internet, ele começa a explorar cada vez mais as possibilidades de chegar à informação sem ter de se deslocar”, completa.

Para a realização de trabalhos acadêmicos e das atividades desenvolvidas no estágio, Guilherme Mueller foi quem mais acessou a plataforma Minha Biblioteca (MB) no mês de março deste ano. “Estamos na era da informatização. Os livros estão acompanhando a tecnologia e vêm sendo disponibilizados digitalmente, o que amplia ainda mais o acesso e a difusão do conhecimento”, opina o estudante de Direito ressaltando a facilidade de acesso e a comodidade proporcionadas. “Conheci a Minha Biblioteca por meio de um colega há cerca de um ano e meio. Sabia que havia uma biblioteca digital, mas não imaginava que o acervo era tão completo”, afirma.

Já Nerí Schuck é o aluno que mais acessou a Biblioteca Virtual Universitária (BVU). Na reta final do curso de Ciências Contábeis, o acadêmico afirma que já utiliza o recurso há mais tempo, mas no momento consulta a BVU para realizar seu projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Utilize o recurso também
As plataformas que oferecem e-books estão disponíveis para quem possui vínculo com a Instituição e podem ser conferidas pelo site www.univates.br/biblioteca/acervo-digital.

Texto: Ana Amélia Ritt
Biblioteca Virtual Universitária é uma das plataformas disponíveis.

Ana Amélia Ritt