Case da Univates é apresentado em Seminário de Energias Renováveis

Postado em 22/03/2017 13h28min

Por -

A Univates esteve representada no Seminário de Energias Renováveis na Área Rural da Região Sul do Brasil, realizado em Curitiba entre os dias 14 e 16 de março. O seminário visou a identificar e discutir as possibilidades de uso das energias renováveis na agricultura com instituições que desenvolvem ações diretamente vinculadas ao tema ou que, por suas funções e responsabilidades, representam em diversos segmentos os agricultores dos estados do Sul.

Com 132 participantes, o evento voltou-se para a comunidade rural, representantes de universidades, institutos de pesquisa, cooperativas e instituições públicas e privadas de todo o Sul do País. Cezar Augusto Machado, responsável técnico do Centro de Estudos em Biogás e Energias Renováveis (Ceber) da Univates, apresentou trabalhos e pesquisas desenvolvidos pelo Laboratório de Biorreatores da Instituição em parceria com empresas públicas e privadas.

Além disso, demonstrou os resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas com a utilização do biogás como fonte de geração de energia. Foram apresentados ainda o Atlas das Biomassas do RS, os trabalhos realizados no Ceber e o Projeto de Apoio aos Polos Tecnológicos, aprovado no início de 2017.

O seminário

O debate promoveu a troca de conhecimentos e discussão sobre possíveis parcerias, benefícios e dificuldades, com o intuito de aprimorar o uso das energias renováveis nos meios industriais, urbanos e rural. Além dos benefícios ambientais, foram destacadas as oportunidades de negócio que podem surgir a partir da utilização dos resíduos agroindustriais para transformação em energia e o uso de energia solar fotovoltaica, tanto para o meio rural quanto o industrial.

Entre os encaminhamentos sugeridos no seminário destaca-se a proposta de criação de uma rede de energias renováveis com foco no fortalecimento, troca de informações e expansão do setor. A parceria deverá contar com a participação de integrantes estratégicos de diversos segmentos que participaram do evento. A ideia é consolidar esse modelo nos três Estados do Sul e depois ampliá-lo para outras partes do Brasil. Outra proposta visa ao desenvolvimento de uma plataforma de projetos de formação de pessoas para o uso de energias renováveis e também unidades de demonstração.

Saiba mais

O evento é uma realização conjunta da Unidade de Coordenação de Projeto da Região Sul do Brasil da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da Itaipu Binacional, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná e do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás).

Cezar Augusto Machado, responsável técnico do Ceber da Univates, apresentou trabalhos e pesquisas