Bolsa de Produtividade é concedida a professora do PPGBiotec

Postado em 21/03/2017 10h41min

Por Ana Amélia Ritt

A professora Ana Lucia Abujamra recebeu do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) uma bolsa de Produtividade em Pesquisa avaliada pelo Comitê de Assessoramento em Biotecnologia. A bolsa tem duração de três anos e entrou em vigência no final de fevereiro deste ano. O projeto submetido ao edital é intitulado “Utilização de padrões epigenéticos e imunológicos como marcadores de toxicidade e de progressão no tratamento de doenças onco-hematológicas”, que avalia síndromes mielodisplásicas, síndromes mieloproliferativas, leucemias e linfomas, ou seja, doenças do sangue.

A pesquisa tem como objetivo detectar moléculas marcadoras no momento em que a doença é diagnosticada para que se possa definir como elas se relacionam com o estágio em que a neoplasia se encontra. “Durante o tratamento é retirada uma amostra sanguínea e, com a ajuda da biologia molecular, é possível identificar o comportamento dos genes que caracterizam aquele tumor. Esse mesmo padrão continua sendo investigado ao longo do tratamento, e quaisquer mudanças podem indicar que o tumor está adotando um novo comportamento, o que pode tornar o tratamento ineficaz. Dessa forma, podemos identificar se o tratamento continua adequado ou não, além de melhor conhecer os mecanismos moleculares dessas neoplasias”, conclui a professora.

A bolsa de Produtividade em Pesquisa é concedida após a avaliação de uma série de fatores, conforme a área na qual a pesquisa se enquadra. No caso do Comitê de Biotecnologia, foram avaliadas a publicação de artigos, a orientação de alunos por parte dos professores, as patentes concedidas aos professores e a infraestrutura da Instituição à qual os professores são vinculados. “Cada solicitação recebida pelo Comitê de Assessoramento é avaliada e ranqueada conforme os critérios de seleção. São definidas quantas bolsas serão alocadas para aquela área e, se o candidato ficar em uma colocação dentro do número de bolsas disponíveis, é selecionado para recebê-la”, explica a pesquisadora.

Esta é a primeira bolsa concedida na área de Biotecnologia dentro do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates (PPGBiotec). “Isso mostra que o nosso PPG também está indo na direção certa, pois as atividades docentes, a infraestrutura da Instituição à qual o pesquisador é vinculado e a qualidade da pesquisa realizada pelo pesquisador são levadas em consideração”, afirma Ana.

O projeto de pesquisa é orientado pela professora Ana Lucia Abujamra e desenvolvido pelas doutorandas Jayse Alves, que recentemente defendeu seu mestrado na área, e Geórgia Muccillo Dexheimer e pela estudante e bolsista de iniciação científica Laura Reckziegel.

Inscrições abertas

Os cursos de Pós-Graduação da Univates estão com inscrições abertas. Entre as opções está o Mestrado e o Doutorado em Biotecnologia, que tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas. As aulas ocorrem em sextas-feiras à noite e sábados pela manhã. As inscrições podem ser feitas no site www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo

Texto: Ana Amélia Ritt
Professora Ana Lucia recebeu uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa.

Nicole Morás