Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunos de Direito terão um dia de atividades na Academia de Polícia Civil

Postado em 20/03/2017 13h15min

Por Tiago Silva

Alunos de Direito terão um dia de atividades na Academia de Aula expositiva sobre tiro policial, instruções sobre o manuseio e uso da arma de fogo, conhecimento de técnicas operacionais policiais (TOP), além de visita à Biblioteca da Academia de Polícia Civil (Acadepol) do Estado. Essas são algumas das atividades que serão desenvolvidas por alunos de “Técnicas Investigativas no Enfrentamento à Criminalidade”, disciplina do curso de Direito, em visita à Acadepol, em Porto Alegre, dia 28 de março.
 
Esta é a segunda vez que a atividade é propiciada pelo curso - a primeira foi em janeiro, em uma disciplina de férias, quando mais de 50 alunos participaram. A proposta é resultado de uma parceria firmada entre a Univates e a Acadepol. “A disciplina foi pensada para propiciar aos alunos uma visão teórica das modernas técnicas de investigação, aliada ao conhecimento prático ministrado pela Academia de Polícia Civil, com ensinamentos acerca de manuseio e uso de arma de fogo e de técnicas operacionais policiais, aliando a teoria com a prática”, explica a professora da disciplina, Flávia Colossi Frey, que foi delegada de Polícia por quase duas décadas.
 
Para o acadêmico Vinícius Christ (21), que participou da primeira edição da disciplina, as atividades desenvolvidas na Acadepol foram valiosas. Morador de Teutônia, o estudante do oitavo semestre de Direito ressalta que, além de demonstrar as fases de formação dos policiais civis, a disciplina permite que os alunos vivenciem, na prática, a rotina dos agentes de segurança pública. Na opinião dele, para quem quer seguir a carreira policial, a visita ajuda a ter uma noção prática do que é a profissão.
 
Já para a estudante de Direito lajeadense Andrea Haetinger dos Santos (51), a  disciplina foi esclarecedora: “Foi possível obter um conhecimento mais aprofundado sobre os procedimento da investigação criminal, aplicando a teoria à prática, uma vez que geralmente ficávamos na teoria e nas experiências relatadas por colegas que atuam diretamente na vida policial”, diz.
 
Ampliação a instituições estrangeiras
 
O curso de Direito e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates fecharam um acordo para oferecer, junto com a Acadepol, um programa de inverno a instituições de Ensino Superior estrangeiras parceiras da Univates. Denominado "As Técnicas de Investigação e o Combate ao Crime no Brasil", o programa busca apresentar e discutir os métodos de investigação criminal brasileiros com alunos de outros países. 
 
Texto: Tiago Silva
 
Atividade foi oferecida pela primeira vez em janeiro a alunos de Direito

Divulgação

Vinícius em aula na Academia de Polícia

Divulgação

Atividade foi oferecida pela primeira vez em janeiro a alunos de Direito

Divulgação

Notícias Relacionadas