Notícias

17 de março de 2017 | imprensa@univates.br

Pró-reitores de Pesquisa se reúnem com diretor-presidente da Fapergs

A Univates participou, nesta sexta-feira (17), de reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Rio Grande do Sul (Foprop/RS). O encontro, sediado na UERGS, que teve a participação da pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Univates, Maria Madalena Dullius, contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Odir Antônio Dellagostin, que apresentou dados de um levantamento de informações sobre o orçamento da Fundação, relacionado ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica e à proporção de doutores no Estado. Dellagostin também falou sobre o incentivo para a iniciação científica no ensino médio.
 
Uma das principais pautas da reunião foi a perspectiva de apoio da FAPERGS às universidades nos próximos anos e os parâmetros para os editais de bolsas de pesquisa, de captação de recursos para custeio e capital para pesquisa, e de internacionalização das instituições. Estes editais envolvem todos os níveis da educação, desde a básica até a superior. A coordenadora do Foprop, Andreia Rosane Valim, avalia de forma positiva o diálogo proposto pela Fundação. "Estamos bem otimistas, pois está sendo bem transparente e clara a construção de critérios para os próximos editais a serem lançados pela FAPERGS", disse.
 
Investimento em Ciência e Tecnologia para vencer a crise
 
A partir de agora, a FAPERGS, com o apoio do Foprop, vai buscar dados sobre os índices de produtividade desses doutores em pesquisas no Estado. "Se queremos sair da crise temos que investir em ciência e tecnologia, e já temos a base para isso", acentuou Dellagostin.
 
Participaram da reunião pró-reitores e coordenadores de Pós-Graduação e Pesquisa da Univates, Pucrs, Ufrgs, Unisc, Unicruz, Unisinos, Furg, Unijuí. UFPel, Unipampa, Ucs e IFSul.
 
Fonte: Assessoria de comunicação UERGS
Clique para ampliar

Notícias Relacionadas