Nota de esclarecimento sobre atendimentos domiciliares

Postado em 16/03/2017 16h36min

Por Elise Bozzetto

Devido ao alerta emitido pela Polícia Civil de Lajeado, no qual duas mulheres estariam visitando residências alegando suposta necessidade de atualização de dados, afirmando ainda serem estagiárias da Univates a serviço do Posto de Saúde do bairro São Cristóvão, a Univates esclarece que:

- os atendimentos realizados por estagiários da Instituição são todos realizados, obrigatoriamente, com crachá de identificação institucional (possui foto), como o da imagem anexa;

- a atualização de dados de uma unidade de saúde não é uma das atividades realizadas por estagiários. Essa incumbência é dos agentes de saúde e/ou funcionários vinculados aos Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF);

- todo estudante, quando em atividade de estágio, possui supervisão constante de um professor ou de profissionais da área.

A Univates ainda orienta que, devido ao aumento da criminalidade, o cidadão, quando abordado, exija o documento de identificação do profissional antes de passar qualquer dado pessoal ou receber os atendentes em sua residência.

Texto: Elise Bozzetto
Foto: Artur Dullius

Leia a notícia na íntegra, publicada no site do Grupo Independente:

Polícia alerta para golpe efetuado por duas mulheres em Lajeado
Dupla visita residências e comete furtos em momentos de distração dos moradores

A Polícia Civil de Lajeado investiga um golpe que está sendo praticado por duas mulheres pelo município.

São pelo menos dois registros nos últimos dias, sendo o último confeccionado nesta quinta-feira (16), de um caso ocorrido ontem (15), no bairro São Cristóvão. Neste fato, elas visitaram uma residência alegando uma suposta necessidade de atualização de dados referentes ao cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). As mulheres afirmaram ser estagiárias da Univates a serviço.
Em um momento de descuido das vítimas, as suspeitas furtaram quantia em dinheiro, cartões e objetos da propriedade. De acordo com o delegado titular da Polícia Civil de Lajeado, Juliano Stobbe, as autoras dos furtos seriam uma mulher um pouco mais gorda, com cabelo mais claro, e a outra magra, com cabelo crespo, escuro e, em tese, aparelho nos dentes.

Normalmente as pessoas visitadas são idosas. Dependendo da vítima é escolhida uma justificativa diferente, permitindo assim a entrada na casa. Segundo o delegado, as golpistas têm grande poder de persuasão e conversam bastante, aproveitando um momento de afastamento dos moradores para cometer o furto.

Ele, inclusive, recomenda à comunidade que, diante da criminalidade atual, tenha extremo cuidado ao permitir acesso de uma pessoa estranha a sua casa. O delegado orienta possíveis vítimas a fazerem o registro em caso de crimes semelhantes, para auxiliar nas investigações da polícia. DB

Artur Dullius