15 de março de 2017 | imprensa@univates.br

International Week encerra com debate sobre o novo profissional

Último dia de International Week destacou as demandas do mercado. - Ana Amélia Ritt 1/17
O encerramento das atividades do primeiro International Week (IWU) ocorreu na noite de quarta-feira, dia 15. O evento reuniu alunos, funcionários e professores da Univates e buscou discutir temáticas globais durantes os três dias de atividades. Nesta última noite, enquanto assuntos variados eram discutidos em salas do campus, quatro representantes de Instituições de Ensino encerraram o evento com a palestra “Novos mercados, novas demandas: desenvolvendo a cidadania global”. O professor Leonel Oliveira mediou a conversa.

“O grande desafio das universidades não é mais simplesmente formar cidadãos, é formar cidadãos com competências globais", inicia Luciane Stallivieri, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que completa afirmando que o novo profissional, resumidamente, necessita de três “Cs”: conhecimento, comunicação e cultura.

Em complemento, o professor da Universidad del Pacífico, Pablo Ortuzar, ressalta a importância de “ser, saber e de conviver com o outro". Ortuzar cita que o profissional deve ter uma série de características, destacando a cultura cívica, o pensamento crítico e a tecnologia de informação e comunicação.

Já Leandro Tessler, professor da Unicamp, ressaltou a conectividade. “Ela está formando um profissional diferente. Hoje não há nada que acontece em uma parte do mundo que as outras não fiquem sabendo. O novo profissional, portanto, precisa ter três competências​ principais: a linguística, a multicultural e a tecnológica. Se ver em outras culturas e aproveitar as novas tecnologias”.

A conversa destacou a possibilidade internacionalização sem sair do país. “A internacionalização qualifica. Viver em uma comunidade que olha para fora é importante. Uma comunidade cosmopolita, com diferentes culturas”, afirma Leandro.

Viviane Bischoff, diretora de Relações Internacionais da Univates, conta que é possível perceber a diferença profissional e pessoal dos alunos que vão para fora do país, mas destaca que programas como o Padrinho Internacional pode auxiliar os estudantes da Instituição que ficam. “Temos intercambistas colombianos, mexicanos, argentinos, finlandeses e suíços. Cada um precisa de ajuda em algum momento e vocês também vão crescer culturalmente ao auxiliá-los”.

“Não espere o mundo chegar até você. Busque, traga para perto”, ressalta a professora Luciane.

Arte na Universidade
O International Week lançou uma nova atividade que acontecerá na Instituição em abril. O “Arte na Universidade” é um evento promovido pela Área de Artes, criada no final do ano passado na Instituição, que tem como objetivo trazer workshops e oficinas aos alunos da Univates. A integração ocorrerá no dia 27 de abril e envolverá professores e acadêmicos de todos os Centros da Instituição, além de artistas locais. Mais informações poderão ser conferidas em breve no site da Univates.

Texto: Ana Amélia Ritt