Univates discute parcerias com universidade Chinesa

Postado em 23/02/2017 15h35min

Por Artur Dullius

Buscando expandir as suas ações de internacionalização, a Univates recebe nesta quinta-feira, dia 23, a visita de representantes da Macau University for Science and Technology (MUST). Em reunião realizada na sala dos conselhos, a Instituição chinesa, com sede em Macau, esteve representada pelo diretor de Relações Internacionais, Jianrong Sun, e pelo professor do curso de Português, Rui Manuel Esteves da Silva.

Entre os objetivos principais da visita destacam-se a continuidade de discussões iniciadas em 2016, especialmente referentes à oferta de curso de português para chineses pela Univates, além da identificação de oportunidades de trabalho conjunto nas áreas tecnológicas, da saúde e de negócios.

Na ocasião o reitor da Univates, Ney Lazzari, destacou o início das tratativas, há 10 meses, quando esteve visitando a instituição chinesa. “Os chineses sempre deixaram bem claro o interesse deles em firmar parcerias com universidades brasileiras e, para nós, que estamos expandindo cada vez mais nossas ações internacionais, essas oportunidade são de grande interesse”, lembra.

Conforme o diretor de Relações Internacionais da MUST, a facilidade na aquisição de vistos e documentos e o incentivo do governo em investimentos no Brasil são grandes facilitadores do processo de internacionalização. “Essas parcerias passam diretamente pela mobilidade acadêmica de alunos e professores. A ideia é realizar uma troca entre as duas instituições de ensino”, explica Sun.

Segundo ele, a ideia é que a mobilidade dure mais do que um semestre, podendo se estender durante dois ou três anos. “Tanto os nossos alunos quanto os alunos daqui poderiam estudar dois anos no Brasil e dois anos na China, garantindo assim dupla diplomação”, pontua o diretor.

Com um centro de treinamento internacional instalado dentro da Instituição, a Universidade chinesa se dedica intensamente para a internacionalização do ensino. “Oferecemos aulas de mandarim para estrangeiros, cursos específicos de línguas, dentre elas a língua portuguesa. Por isso a mobilidade de professores também nos interessa”, garante Sun.

Primeiro contato
Diante desse contexto, o diretor se mostrou receptivo para receber representantes brasileiros na Universidade. Conforme ele, a ideia é que alunos e professores permaneçam durante uma semana na Instituição chinesa. “É um oportunidade para trocarmos ideias e oferecermos algumas atividades. Assim é possível conhecer o sistema de funcionamento da nossa Universidade, gerando maior segurança para a concretização das parcerias”, garante.

Parcerias em funcionamento
Em complemento, Silva lembrou que o formato já é realizado com Universidades da Espanha e de Portugal. “A tendência é que as universidades se tornem cada vez mais internacionalizadas. O professor precisa ser mais criativo na hora de formular as disciplinas e, realizando parcerias com universidades estrangeiras, isso se torna mais fácil”, explica.

Interesse da Univates
Lazzari garante que as tratativas de parcerias interessam à Univates. Segundo ele, reuniões e discussões de currículos devem ser feitos para, a partir daí, analisar a possibilidade das ações. “Recentemente recebemos um feedback do Instituto Politécnico de Macau, onde se encontram seis estudantes nossos, e o retorno foi o melhor possível. Então já sabemos que essas ações são viáveis, mas ainda é preciso analisar essas trocas”, pontua.

Além da visita à Univates, os professores da MUST estiveram na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e na Universidade de São Paulo (USP). Durante a noite desta quinta-feira, os representantes devem participar de algumas atividades do curso de Letras. Já na sexta devem realizar visitas o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) e Centro Clínico da Univates.

Texto: Artur Dullius