Projeto Negócios em Pauta é lançado com apoio da Univates

Postado em 23/02/2017 15h25min

Por Elise Bozzetto

Na última quarta-feira, 22, foi lançado o Projeto Negócios em Pauta, promovido pelo jornal A Hora e pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat). Com o objetivo de provocar os empreendedores da região a repensarem os sistemas de gestão, o programa prevê o total de 11 encontros no ano e conta com o apoio da Univates, por meio do  Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (Crie). São apoiadores ainda a Prefeitura de Lajeado, o Sebrae, a CIC-VT, o Sescon-RS e a Capital Verde.

Representando a Univates, o reitor, Ney José Lazzari, parabenizou os idealizadores do evento. “A iniciativa é inovadora e desafiadora ao trazer para um grande grupo conhecimento e questões que visam a despertar empresas e empresários da região”. Para o reitor, é também papel da universidade, da grande mídia e de entidades como o Sincovat trazer propostas de desenvolvimento para a região.

O presidente do Sincovat, Rui Mallmann, destacou em sua fala os ótimos resultados obtidos pelo curso de Ciências Contábeis da Univates, lembrando que no exame de proficiência da categoria a aprovação dos estudantes e diplomados da Instituição superou em quase três vezes a média nacional e em duas vezes a média estadual.

Após a solenidade de lançamento, o bacharel em Ciências Contábeis da Univates Paulo Pereira falou sobre planejamento estratégico. Pereira, que é estrelense, atualmente é sócio do Escritório de Desenvolvimento de Marcas Best Way Log, em São Paulo. Aos 14 anos, ele iniciou sua trajetória profissional como office boy na Polar. Permaneceu por 34 anos no setor cervejeiro, em São Paulo, onde ocupou os cargos de diretor da Antarctica, da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) e da Budweiser. O consultor elogiou a Univates. “Tenho muito orgulho da Univates. Minha vida mudou quando entrei nesta Instituição. Aqui foi o começo de tudo. E, hoje, é motivo de orgulho ouvir esses números e resultados, ver o quanto a Univates cresceu. Não vejo solução para nosso país senão pela educação”, destacou.

Em sua fala, Pereira defendeu o planejamento estratégico como de vital importância mesmo para pequenas e médias empresas. Para ele, uma boa gestão exige planejamento e indicadores. “A empresa que não sabe onde ganha também não saberá onde perde”, enfatiza. O consultor ainda defende que se o planejamento é importante no crescimento, é imprescindível na crise. “Quem não pratica uma gestão adequada ao seu negócio, adaptada à sua realidade, estará fora do mercado em curto espaço de tempo”, finaliza.

Saiba mais sobre o Crie Univates

O Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (Crie) tem como objetivo estimular o desenvolvimento de uma cultura que promova o empreendedorismo e a inovação nas áreas de atuação da Univates.

As atividades desenvolvidas pelo núcleo envolvem alunos de ensino médio, graduandos, diplomados, empresários e empreendedores do Vale do Taquari.

No ano de 2016, foi realizado o CRIExp, que se consolidou como o maior evento de criatividade, inovação e empreendedorismo do Sul do país e movimentou quase quatro mil pessoas em três dias de atividade. A programação contou com grandes painelistas nacionais e internacionais como do Vale do Silício (EUA), Holanda, Inglaterra, Canadá, entre outros países. Mais uma edição do evento foi confirmada para outubro de 2018.

Texto: Elise Bozzetto

João Carlos Britto, professor da Univates, foi um dos mediadores

Simone Rockenbach

Representantes das entidades apoiadoras do evento