Problemáticas globais pautam primeira edição da International Week

Postado em 22/02/2017 08h29min

Por Elise Bozzetto

A Univates realiza um evento pioneiro no mês de março. A Instituição debaterá, nos dias 13, 14 e 15, temas globais com palestrantes renomados do Brasil e do exterior. A atividade faz parte da International Week, que tem como objetivo proporcionar a integração da comunidade acadêmica em torno da discussão e reflexão global sobre temáticas comuns em contextos distintos. Com a participação de representantes de instituições de ensino superior estrangeiras parceiras da Univates, os temas debatidos estão inseridos em uma atmosfera internacional que facilita o diálogo e a troca de experiências, de saberes e de culturas. O evento acontece nos turnos da manhã, tarde e da noite.

Em torno de 9 mil pessoas devem passar pelo evento nos três dias de atividade. A International Week é aberta a estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos da Univates. As inscrições serão feitas exclusivamente pelos professores das turmas com aulas nos dias do evento. Estudantes que não tiverem aula devem se inscrever pelo e-mail iwu@univates.br. Todo o evento terá tradução simultânea.

Também haverá programação especial para professores e funcionários da Univates com reflexões sobre internacionalização dos currículos, aprendizagem e vida no trabalho, entre outros temas. Os professores estrangeiros que estão na Instituição também terão programações específicas, como atividades culturais e visitas técnicas. A programação completa pode ser acessada em www.univates.br/internationalweek.

Destaques da programação
Entre as diferentes palestras que buscam inspirar a comunidade acadêmica a pensar globalmente e encorajá-la a atuar em uma sociedade multicultural, destaca-se a participação de Leandro Russovski Tessler, professor da Unicamp. O painelista ministrará as palestras “O horizonte não é o limite”, “Internacionalização e a qualidade da educação superior e da pesquisa”, “Fast Talk: Não gosto de inglês, e agora?" e "Novos mercados, novas demandas: desenvolvendo a cidadania global", todas abertas aos alunos, além do worskshopA partnership of learning and working life”, a ser ministrado juntamente com Leena Saarinen e voltado aos funcionários da Univates. Tessler estuda mobilidade acadêmica, internacionalização da educação e influência da cultura na interação entre os povos.

Outro nome de peso do evento é Leena Saarinen. Leena é responsável pelas relações internacionais da Faculdade de Tecnologia, Ambiente e Negócios da Turku University of Applied Sciences, na Finlândia. Suas áreas de estudo e trabalho são, principalmente, inovação pedagógica, assunto no qual é referência no país, comunicação intercultural, relações internacionais, linguagens para negócios e aprendizado on-line. Fala cinco línguas: Finlandês, Inglês, Sueco, Alemão e Francês. Na International Week falará sobre a Finlândia, principalmente sobre educação e metodologias de ensino do país.

Inscrições para intercâmbio abrem em março
No dia 13, que marca o início da International Week, abrem também as inscrições para estudantes que desejam fazer intercâmbio em 2017B. São mais de 150 vagas nas 43 instituições conveniadas, em 24 países. O edital pode ser acessado no site univates.br/intercambio.

Texto: Elise Bozzetto
Evento busca refletir acerca de problemáticas globais e analisar soluções conjuntas para os diferentes contextos internacionais

Leena é responsável pelas relações internacionais da Faculdade de Tecnologia

Divulgação