Com acolhida a estudantes, Cures dá início às atividades do semestre

Postado em 17/02/2017 16h37min

Por Artur Dullius

Nesta sexta-feira, dia 17, ocorreu a integração do grupo de estudantes que realizará atendimentos pela Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) neste semestre. A equipe, formada por cerca de 130 acadêmicos da Univates, foi acolhida na quadra do Complexo Esportivo.

A Cures é um serviço-escola que oportuniza aos estudantes a realização de estágio com equipe multiprofissional, visando à interdisciplinaridade e à integralidade da atenção em saúde. “Trabalhamos de maneira conjunta com estudantes de diferentes cursos, que estão em etapas distintas da graduação. Como eles possuem visões diferentes acerca dos atendimentos em saúde, essa troca é enriquecedora”, garante Maurício Teixeira, coordenador do curso de Odontologia.

Este foi o primeiro contato entre os acadêmicos deste semestre, visto que as atividades letivas dos cursos de graduação iniciaram na última quinta-feira, dia 16. Os estudantes terão cerca de um mês de atividades preliminares até o início do atendimento à comunidade, que ocorre no dia 13 de março.

Com seis anos de atividades, a Cures envolve estudantes de nove cursos da Instituição: Odontologia, Psicologia, Biomedicina, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia e Medicina. O tempo que o estudante participa da vivência depende do curso em que ele está matriculado. Atualmente, são três os municípios que possuem convênio com a Cures: Arroio do Meio, Estrela e Lajeado.

Texto: Artur Dullius
Equipe é formada por cerca de 130 acadêmicos