Volta às aulas com atividades especiais e novidades na Univates

Postado em 14/02/2017 13h48min

Por -

A Univates prepara uma série de atividades especiais para marcar o retorno das atividades letivas neste primeiro semestre de 2017. Apresentação com DJs no campus, shows de voz e violão, pocket show com a banda Hello! Ms.Take e intervenções artísticas e culturais, além da tradicional recepção promovida pelos cursos, integram a programação da Acolhida 2017.

Conforme a coordenadora da Comissão de Acolhida, Neri Teresinha Salvi, as atividades foram pensadas para proporcionar um momento de alegria e integração entre a comunidade acadêmica. Ela ressalta que funcionários recepcionarão e orientarão os alunos na localização de suas salas e que o campus, durante a noite, contará com iluminação especial em torno do laguinho.

Os coordenadores de cursos também transmitirão mensagens de boas-vindas na Rádio Univates e nas televisões espalhadas pelo campus. “Queremos acolher as pessoas nas mais diferentes formas possíveis, integrando rádio e TV, tornando esse um momento especial”, afirma Neri.

Novidades em tecnologia

Na área de Tecnologia da Informação (TI), a Instituição também conta com novidades na volta às aulas. Conforme sugerido pelos estudantes na Avaliação Institucional, foi feita cobertura de sinal wireless no estacionamento de ônibus localizado atrás do Prédio 16. Também foi ampliada a banda de internet, que agora totaliza 1,6 Gbps de internet — cerca de 80% a mais do que o disponibilizado até o final de 2016.

Um novo totem de consulta também será disponibilizado aos estudantes no Prédio 9. O terminal, com tecnologia touchscreen, será um piloto para que a Univates possa verificar se essa é uma alternativa aos atuais terminais de consulta dos totens azuis que estão disponíveis no campus. Ainda, a Instituição habilitou um sistema de cache do Google que torna o acesso às aplicações da suíte Google for Education muito mais rápido na rede da Univates.

Novo sistema de impressões Absoluta

Também há novidades na área de reprografia na Instituição. A Absoluta, em parceria com a empresa Selbetti, inaugura esta semana um novo sistema informatizado de impressões. Os totens de autoatendimento estarão instalados inicialmente nos Prédios 12 e 18 e na Biblioteca e depois serão disponibilizados gradativamente em outros prédios do campus.
Com esse novo sistema, a ideia é que o aluno possa ter mais autonomia para imprimir seus materiais. É possível acessar o novo sistema, nos totens, com o Cartão Institucional ou com o usuário e senha do aluno.

O aluno poderá enviar o material de qualquer lugar — em casa, por e-mail, pelo celular — e imprimi-lo de qualquer um desses totens. Entre as vantagens desse novo serviço está a maior mobilidade e, consequentemente, menos filas em horários de maior procura por impressão.

Neste primeiro momento, os usuários serão auxiliados pelos funcionários da Absoluta na utilização do serviço.

Reajuste do estacionamento

O valor do estacionamento interno no campus sofreu reajuste, conforme estabelecido em contrato entre a Univates e a Estapar. O indexador utilizado foi o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Os valores podem ser conferidos no site – clique aqui.

Infraestrutura

A infraestrutura do campus da Univates também conta com diversas melhorias para o primeiro semestre de 2017. Confira as principais:

- execução de duas travessias elevadas na avenida Alberto Müller, nas proximidades da rótula do Prédio 16;
- revitalização da iluminação do trecho da avenida Avelino Tallini compreendido entre o Centro Cultural Univates e o Prédio 16;
- alterações de layout na Clínica-Escola de Fisioterapia, localizada no Prédio 13, visando a proporcionar melhor atendimento ao público externo e melhor infraestrutura para os acadêmicos;
- adequação às normas de segurança (PPCI e Acessibilidade) nos corrimãos internos e externos do Prédio 3;
- construção de nova escada e ampliação do cercamento ao lado da parada 01, possibilitando um novo acesso de pedestres ao campus pelo estacionamento do Prédio 3;
- mudança do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), do 5° andar do Prédio 9 para o Prédio 3, junto ao Laboratório Univates de Aprendizagem (Uniapren);
- reforma do 2° andar do Prédio 8, possibilitando ampliação dos espaços do Laboratório de Habilidades I e permitindo o aumento no número de vagas de alunos;
- implantação de cobertura para motocicletas ao lado do Prédio 15, com 40 vagas disponíveis;
- revitalização das calçadas de concreto internas, com implantação de logos de vidro, dispostos com iluminação interna em LED;
- adequação de um apartamento no prédio dos intercambistas para atender às normas de acessibilidade;
- reforma de um espaço ao lado do Hospital Estrela, denominado Centro de Atendimento Materno-infantil. O local conta com 293 m² de área e foi projetado para atender mulheres e crianças de até dois anos de idade da atenção primária à saúde do município de Estrela.

Volta das aulas é nesta quinta-feira

Nicole Morás