Seminário discute reestruturação curricular e projetos integradores

Postado em 13/02/2017 17h34min

Por Elise Bozzetto

A Univates realizou, nesta segunda-feira, dia 13, mais um Seminário Institucional - evento que marca o início do ano letivo na Instituição. A atividade ocorreu no Teatro Univates e contou com a presença de professores, gestores técnicos-administrativos da Instituição e demais convidados.

Na ocasião o professor Me. Fagner Oliveira de Deus apresentou o case do Centro Universitário de Patos de Minas - Unipam. Oliveira foi responsável pela área de desenvolvimento de tecnologia da informação da Instituição mineira e, como pró-reitor acadêmico, desenvolveu uma cultura de gestão amparada por indicadores e sistemas inovadores de avaliação.

Segundo o professor, a democratização do ensino trouxe algumas heranças que precisam ser discutidas, como a produção em série (refletidas nas mesmas disciplinas para todos os curso) e em grande escala (um professor ensinando as mesmas coisas, da mesma forma, a um grande número de alunos). Com métodos tradicionais, a Unipam estava, em 2009, estagnada e com prejuízo anual de meio milhão de reais. Foi quando uma reestruturação na base pedagógica e o uso de indicadores passaram a nortear a instituição. Os três pilares pedagógicos adotados foram: aprendizagem significativa, aprendizagem colaborativa e aprendizagem autônoma.

Além disso, como parte da reestruturação, todos os cursos tiveram carga horária de disciplinas substituídas por projetos integradores, que, além de envolverem alunos, aproximaram os cursos de profissionais da área, comunidade e empresários. Foram adotados indicadores de qualidade que medem a Unipam, seus cursos e professores como a Net Promoter Score, medindo os promotores e detratores da marca. Passaram a ser aplicadas também avaliações externas, com base nos planos de ensino, para garantir a qualidade dos conteúdos dos cursos. A partir da prova semestral, além da melhoria dos cursos, a instituição pode prever os índices do Enade de forma muito assertiva. O índice de evasão também diminuiu.

Após o case da Unipam, cada Centro compartilhou projetos desenvolvidos nos diversos cursos da Univates. O Centro de Gestão Organizacional (CGO) trouxe a nova proposta de graduação em parceria com a universidade de mondragon em liderança empreendedora e inovação. Já o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) apresentou a integralização curricular do curso de arquitetura e urbanismo. Por fim, o centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) destacou o projeto de segunda licenciatura e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) compartilhou a construção do currículo modular do curso de odontologia.

Sequência da programação

A programação segue à noite com a palestra “Filosofia do currículo”, ministrada pelo prof. Dr. Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. Filósofo e doutor em Educação, Gallo possui livre docência em Filosofia da Educação e é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Atua como presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação e é coeditor da Revista Fermantário, publicada pela FFYH da Universidad de La Republica (Uruguai).

No dia 14, a programação terá sequência com atividades práticas nos Centros, além de oficinas do Programa Institucional de Qualificação Docente realizadas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).

Texto: Elise Bozzetto

Oliveira apresentou o case do Centro Universitário de Patos de Minas - Unipam