Projeto desenvolve veículo para catadores de materiais recicláveis

Postado em 08/02/2017 14h02min

Por Tiago Silva

No próximo dia 17, o projeto multidisciplinar de extensão universitária Dimensionamento de veículo para catadores de materiais recicláveis apresenta o veículo criado para a coleta de materiais recicláveis. O projeto teve como objetivo desenvolver um veículo manual para os catadores que trabalham nas ruas da região, a partir de uma pesquisa realizada com eles. O projeto avaliou junto aos catadores aspectos como ergonomia, custos, análise estrutural, envolvendo diversas áreas de conhecimento.

No encontro, será disponibilizado os desenhos de detalhamento para que o modelo possa ser construído em maior escala. “A ideia desse projeto surgiu da observação, de percebermos as dificuldades que os catadores passam com carrinhos, se sacrificando no dia a dia. Os veículos que eles usam não levam em conta condições de ergonomia, o que os prejudica muito”, considera o professor Carlos Lagemann, coordenador do projeto.

A criação envolveu alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Univates. O projeto começou no primeiro semestre de 2016, quando alunos da disciplina de Desenvolvimento de Produto II foram a campo conversar com os catadores para ver qual era a necessidade deles. A partir do feedback recebido, os estudantes começaram a desenvolver os protótipos. Foram sete até se chegar à versão final, que suporta até 200 kg de materiais.

No total, 103 acadêmicos participaram do projeto. Na disciplina de Desenho Mecânico Assistido por Computador foram detalhadas as peças do veículo, o dimensionamento dos eixos foi feito na disciplina de Elementos de Máquina, e em Resistência de Materiais foi feito o dimensionamento da estrutura.

“Do ponto de vista do ser humano, os alunos começam a pensar na sua responsabilidade com a sociedade e, dentro do curso, coloca-os a pensar nas necessidades técnicas do projeto, nas normas, na ergonomia, resistência e no processo de fabricação”, aponta Lagemann.

Saiba mais

A reunião do próximo dia 17 acontece na sala 206 do Prédio 17 da Instituição. Contará com a presença de alunos que participaram da iniciativa, catadores e cooperativas de catadores e representantes de prefeituras locais.

As inscrições para acompanhar a atividade podem ser feitas, gratuitamente, podem ser feitas clicando aqui.

Texto: Tiago Silva
Modelo de construção do veículo será disponibilizado aos catadores de materiais recicláveis

Veículo em produção

Tiago Silva