Metodologias ativas é tema de mostra de trabalhos na Univates

Postado em 01/02/2017 10h46min

Por -

Metodologias ativas na educação profissional foi o tema da I Mostra de Trabalhos da Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional, realizada no último sábado, dia 28. A atividade objetivou contribuir para o ensino e a aprendizagem na educação profissional, no fomento à troca de experiências entre os estudantes do curso e na discussão do papel do docente desempenhado no ensino e na aprendizagem, tendo como proposta a prática pedagógica inovadora.

Para essa mostra, embasada pela leitura prévia dos materiais indicados na disciplina de Metodologias Ativas na Educação Profissional, os estudantes produziram resumos expandidos e pôsteres com a temática das metodologias ativas na educação profissional. As produções deveriam envolver resultados obtidos (para projetos já concluídos) ou esperados (para projetos e pesquisas a serem desenvolvidos), em contextos que tivessem como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem.

Na dinâmica das apresentações, os 65 trabalhos apresentados foram organizados em quatro grupos, enquanto um dos grupos apresentava seu pôster, os demais colegas eram também avaliadores dos trabalhos, oportunizando amplas trocas de experiências entre o grupo.

Ao lado da professora da disciplina, Maria Claudete Schorr Wildner, e da tutora do curso, Teresinha Aparecida Faccio Padilha, o coordenador do curso, Edson Moacir Ahlert, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância de um evento como esse, no sentido de socializar conhecimentos e da oportunidade que representa para os próprios estudantes conhecerem o que está sendo desenvolvido pelos colegas.

As metodologias ativas

As metodologias ativas de ensino e de aprendizagem visam à participação ativa do estudante no desenvolvimento de sua capacidade crítica e de autoaprendizagem. As estratégias de ensino norteadas pelo método ativo têm como características principais: o aluno como centro do processo, a promoção da autonomia do aluno, a posição do professor como mediador, ativador e facilitador dos processos de ensino e de aprendizagem e o estímulo à problematização da realidade, à constante reflexão e ao trabalho em equipe.

40 cursos de pós-graduação

A Univates está com inscrições abertas para 40 cursos de pós-graduação lato sensu. Os cursos, entre especializações e MBAs, são divididos em seis grandes áreas de ensino: Gestão e Negócios, Saúde, Economia Criativa, Educação e Humanidades, Engenharias e Arquitetura e Direito.

Para o ano de 2017, a Instituição ampliou a oferta de cursos. Algumas novidades são os cursos de MBA em Gestão e Engenharia de Processos: Ênfase em Produção de Bens e Serviços, Biomedicina Estética, Produção de Moda e Styling, Filosofia e Contemporaneidade, Construção Civil e Direito Empresarial - Inovação e Sustentabilidade.

As inscrições podem ser realizadas pelo site - clique aqui.

Fotos: divulgação
Essa foi a primeira mostra de trabalhos realizada pela pós em Docência na Educação Profissional