Vestibular Complementar coloca poder e sonhos em pauta

Postado em 29/01/2017 15h02min

Por Nicole Morás/Elise Bozzetto

Um dia típico de verão marcou a edição do Vestibular Complementar Univates, realizado neste domingo, 29. A prova única de redação teve candidatos de 54 municípios, incluindo inscritos do Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. As propostas de redação foram baseadas no texto “Criancice”, de Luis Fernando Verissimo, publicado no jornal Zero Hora de 2 de janeiro de 2017.

A partir da leitura, os candidatos puderam optar entre redigir um artigo de opinião sobre como não se deixar corromper pelos privilégios que o poder concede, baseado em um trecho do texto em que Verissimo propõe uma reflexão sobre as consequências desmedidas de nos deixarmos levar pela sensação infantilizada de que o poder nos permite realizar tudo; ou uma crônica sobre a necessidade de sonhar, a partir de uma reflexão pessoal instigada pela passagem do texto “fiquei pensando nos meus próprios sonhos infantis, realizados e não realizados”.

Um dos primeiros vestibulandos a deixar a prova foi Ariel Rodrigues Marca, de Arroio do Meio, que optou pelo curso de Direito. Para ele, o tema é pertinente. Ariel escolheu escrever sobre a concentração do capital e a desigualdade social decorrente do poder na mão de poucos. “Busquei vários pensadores diferentes para embasar meu texto. É um tema muito  interessante para se debater e aprofundar”, comenta.

Enquanto aguardavam a realização da prova, os pais e acompanhantes dos candidatos foram recepcionados com um coquetel na cafeteria do Teatro Univates. Entre os participantes, Cíntia Lopes de Abreu Schmidt e Márcio Schmidt, de Teutônia, que aguardavam o filho Gustavo Adolfo prestar a prova para ingressar no curso de Engenharia da Computação. “Estudei aqui há uns 30 anos e lembro que naquela época vínhamos de ônibus para realizar a prova e os pais não nos acompanhavam. Vejo que hoje os pais estão mais engajados e participando deste momento”, analisa Schmidt. “Discutimos alguns assuntos que poderiam ser abordados como tema da redação para que o Gustavo pudesse se preparar”, acrescentou o pai. Cíntia elogiou a estrutura da Instituição, disse que a companhia do chimarrão ajuda o tempo a passar mais depressa e que estão confiantes na aprovação do filho.

Quem veio acompanhar o vestibulando Stefano Coste, de Roca Sales, que tenta uma vaga para Direito, foram os pais, Kurt Coste e Sônia Teresinha Soave, e o irmão, Nicolas. “O Stefano não estava ainda bem decidido sobre o curso, mas incentivamos que ele começasse pelo Direito para não ficar parado e ir se familiarizando com o ambiente universitário”, conta o pai. Para ele, a Univates tem crescido e conta com ambientes amplos e modernos. “O que mais nos chamou a atenção foi a acessibilidade do campus. Sou psicóloga e trabalhei a vida toda com pessoas com deficiência e são poucos os lugares que têm a preocupação e a estrutura acessível como a Univates tem”, declara Sônia.

Após deixarem a sala da prova, os vestibulando receberam como brinde um picolé. Os candidatos também puderam optar por concorrer com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O listão dos aprovados no Vestibular Complementar da Univates será publicado até a próxima quarta-feira, dia1º de fevereiro, no site da Univates. As matrículas deverão ser feitas no Atendimento Univates (Prédio 9), nos dias 2 e 3 de fevereiro, das 8h30 às 11h30min e das 13h30min às 20h30min.

Detalhes podem ser conferidos pelo 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail vestibular@univates.br.

Texto: Nicole Morás/Elise Bozzetto

Márcio e Cíntia aguardavam o filho Gustavo Adolfo

Nicole Morás

Tema da redação foi baseado em crônica de Luis Fernando Verissimo