Projeto leva debates de relações internacionais a escolas da região

Postado em 24/01/2017 16h12min

Por Tiago Silva

A área de relações internacionais aborda, basicamente, questões que envolvem história, política e economia na dimensão internacional. Entender o que se passa no mundo é importante para perceber como o movimento dos chamados players internacionais reflete no contexto local e como as empresas locais podem atuar internacionalmente no estabelecimento de parcerias. Esses são os objetivos do projeto de extensão O Mundo Aqui: Relações Internacionais na sala de aula, desenvolvido pela Univates em parceria com escolas de Ensinos Fundamental e Médio do Vale do Taquari.

O projeto chega em 2017 ao seu terceiro ano de execução. Alunos de Relações Internacionais e de História, em conjunto com professores da Univates, levam para as escolas temas atuais e históricos referentes às relações internacionais. Em 2016, foram realizadas atividades em oito escolas de cinco municípios da região, atingindo mais de 400 alunos.

Conforme Mateus Dalmáz, coordenador do projeto e professor dos cursos de Relações Internacionais e História, os assuntos atraem a atenção dos alunos porque estão na agenda do debate público e os estudantes sabem que precisam estar “antenados”, afinal, os temas podem ser abordados em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares ou concursos públicos.

Além disso, a expansão de empresas para outros mercados, que tem recebido cada vez mais atenção por parte das organizações, também é trabalhada nas escolas. “O mercado está muito forte na internacionalização de qualquer tipo de negócio. Existe uma demanda grande de empresas na região que gostariam de atuar internacionalmente. O formado em Relações Internacionais pode ajudar nisso, internacionalizando a empresa, fazendo contato com parceiros no exterior”, explica Dalmáz.

Incentivo à tomada de decisões

As discussões ocorrem a partir da demanda das escolas sobre temas que elas gostariam de abordar em sala de aula. Uma vez que o assunto é definido, a equipe do projeto, formada por dois professores e cinco alunos, estuda o tema para trabalhá-lo em sala de aula. Também acontecem ações maiores, como a simulação de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), na Univates, organizada com alunos do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado.

Nessa atividade, os estudantes se colocam como membros da ONU e defendem os interesses de seus países, discutem questões envolvendo a segurança e a paz no mundo e propõem soluções para conflitos internacionais a partir de pesquisas que realizaram. “Na prática, os alunos são estimulados a pensar como se eles fossem os países ou as organizações internacionais e eles têm que tomar decisões. O projeto simula processos de decisão em relações internacionais”, explica Dalmáz, que cita um exemplo: “Em vez de se fazer uma palestra sobre a política internacional dos EUA, os alunos são levados a pensar como se eles fossem os EUA e o que eles fariam diante de uma situação simulada.”

Dalmáz considera essa fórmula mais produtiva para o aprendizado. “Fica mais fácil de eles compreenderem por que determinado país ou organismo atuou de tal modo, por que se calou diante de tal situação. A política internacional é muito marcada por isso”, afirma.

O coordenador de “O Mundo Aqui” explica que, na política interna, estuda-se sempre a relação entre Estado e sociedade civil, o que é diferente no âmbito externo. Enquanto, em questões domésticas, a ideologia do partido que está no poder tem grande influência, internacionalmente outros fatores têm grande peso. “O projeto faz o aluno pensar sobre a relação do Estado com outros Estados, sobre a relação dos atores internacionais.”

Escolas que tiveram atividades do projeto “O Mundo Aqui” em 2016

- Colégio Madre Bárbara – Lajeado
- Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Érico Veríssimo – Lajeado
- Colégio Scalabriniano São José – Roca Sales
- Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guararapes – Arroio do Meio
- Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Beda Korbes – Arroio do Meio
- EMEF Professor Alfredo Schneider – Teutônia
- EMEF Professor Teobaldo Closs – Teutônia
- Escola Estadual João de Deus – Cruzeiro do Sul

Saiba mais

Mais informações sobre o projeto e sobre como participar podem ser solicitadas na sala 220 do Prédio 7, pelo e-mail extensaori@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5348.

Texto: Tiago Silva
Simulação de Conferência da ONU é uma das atividades do projeto de extensão

Tuane Eggers