Alunos de Medicina publicam artigo em revista internacional

Postado em 09/01/2017 10h39min

Por Nicole Morás

Além do aprendizado em sala de aula, os estudantes de Medicina também podem adquirir conhecimento e prática com atividades de pesquisa e extensão. No curso da Univates, por exemplo, as ligas acadêmicas visam a complementar a formação acadêmica em uma área específica do campo médico, como a Liga de Urgência e Emergência do Trauma (Lauet) Univates.

Foi justamente a partir da Lauet que um grupo de 13 estudantes de diferentes semestres se reuniu para descrever uma lesão bastante rara em forma de artigo científico, publicado recentemente na revista norte-americana Trauma cases and reviews, sob orientação dos professores Eduardo Otharan e Rafael Duvelius Ott.

O estudo “Isolated Dislocation of the Tarsal Navicular without Fracture: Case Report” apresenta o relato de um caso de luxação isolada do osso navicular tarsal. De acordo com a estudante Melissa Dickel, a escolha do tema se deu por ser uma lesão bastante rara, sobre a qual muito pouco consta na literatura médica. “No Brasil temos apenas um caso publicado na Revista Brasileira de Ortopedia”, relata.

Melissa acrescenta que escrever o artigo contribuiu para o aprendizado dos estudantes  de maneira muito positiva, no sentido de aumentar o conhecimento sobre o tema. “Também tivemos contato com uma revista internacional, o qual nunca havíamos tido, e que escrever no formato solicitado pela revista, e nunca havíamos escrito artigo para publicação internacional. Acrescenta muito na nossa vida acadêmica, aprendizado ímpar que tivemos quando submetemos o artigo à revista, todo o processo de revisão do artigo e, mesmo no início da escrita dele, nos exigiu bastante dedicação, também para colhermos as informações do caso, conseguirmos bibliografia etc., visto que a lesão abordada é muito rara. Esperamos que este seja o início de futuras publicações nesta e em outras revistas”, comenta.

O caso apresentado no artigo foi registrado no consultório do professor Eduardo Otharan, com assistência do médico Rafael Duvelius Ott. Para a elaboração do artigo, a Lauet contou com o apoio do professor Rafael Moreno Ferro de Araújo na formatação do trabalho científico.

Saiba mais
A Lauet realiza atividades periódicas abordando temas de emergência com a participação de professores da área e com base no ATLS (Advanced Trauma Life Support). Por exemplo, foi realizada recentemente uma aula sobre trauma cranioencefálico ministrado pelo professor Isaac Bertuol, neurocirurgião. Além disso, a Liga realiza oficinas de trauma na semana acadêmica da medicina, sendo realizadas jornadas com temas sempre relacionados à emergência, e participa de simulados com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nas atividades da Lauet são abordados assuntos como traumas abdominal, torácico e musculoesquelético, queimaduras entre outros assuntos de urgência e emergência no trauma.

Texto: Nicole Morás

Caso raro foi documentado no periódico Trauma cases and reviews

Nicole Morás