Editora Univates: literatura e conhecimento em diferentes formatos

Postado em 04/01/2017 09h44min

Por Nicole Morás

Difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico é missão da Instituição. Parte disso é realizado pela Editora Univates que, desde 1996, dedica-se a publicar a produção científica e literária de acadêmicos, professores, pesquisadores e autores em geral. Em 2016 foram lançados 16 livros em versão impressa, 13 e-books, 17 anais de eventos e 11 edições das revistas científicas com o selo da editora.

De acordo com a coordenadora da Editora Univates, professora Ivete Hammes, a facilidade em trocar ideias para a realização das obras é um dos pontos destacados por quem procura a editora. “Os autores nos contatam e, a partir do que desejam realizar, auxiliamos no processo de definição de layout, estrutura textual, arte de capa, entre outros. Enfim, contribuímos  e assessoramos o autor nas etapas que a editoração de uma obra requer. Destacamos que a revisão constante e o acompanhamento da obra em parceria entre autor e editora são fundamentais na execução de um projeto literário-científico.”

Ivete acrescenta que, mesmo em tempos de redes sociais e tecnologias, tem crescido o número de pessoas que se dispõem a escrever e a publicar livros em formato impresso. “O livro, principalmente o impresso, é uma forma de o autor deixar um registro para as próximas gerações, é a concretização de um desejo de ver um sonho tornar-se realidade, ou de repente vital tal como a ideia de plantar uma árvore e ter um filho... Em algumas áreas, como Humanas e Sociais, são perceptíveis a valorização e a preferência  pelo  exemplar impresso”, analisa.

A coordenadora da editora acrescenta que um dos fatores positivos de editar a obra em diferentes formatos - impresso ou digital - é o fato de que a obra pode ser lida e acompanhada por leitores com diferentes preferências de acesso. “Além disso, cada formato poderá ter o seu registro de obra. E, claro, editar com a Univates torna-se muito interessante ao autor, pois os direitos autorais ficam com o autor que publica e, a qualquer momento, ele pode disponibilizar a obra em outro formato ou levar a obra para alguma editora comercial. Ainda, as obras publicadas passam por revisões criteriosas e a elas é atribuída a logomarca Editora Univates e o registro de ISBN - International Standard Book Number”, observa.

As publicações da Editora Univates podem ser conferidas em www.univates.br/editora. Escritores interessados em publicar podem fazer contato pelo e-mail editora@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7024.

Livro para registrar memórias
Um dos títulos lançados pela Editora Univates em 2016 foi “Memórias de uma vida”. A publicação conta as histórias dos participantes do Grupo de Idosos Memórias de uma vida, realizado desde 2014 na cidade de Pouso Novo. A obra foi organizada pela fisioterapeuta Renate Scherer Brandt e pela nutricionista Lilia Gonçalves a partir dos depoimentos gravados durante os encontros do grupo. “Não sabíamos como era escrever um livro. Tínhamos uma ideia, mas não sabíamos como seria o depois, a parte de executar. Foi difícil, mas a empolgação do grupo para ver o livro pronto nos motivou. A Editora Univates contribuiu muito e foi um pilar muito importante para essa realização”, afirma Renate.

A escolha pela Editora Univates se deu por indicação de uma autora que já publicou por meio da Univates. O livro, além de registrar a história dos participantes do grupo, também foi uma forma encontrada para incentivar a leitura entre idosos. “São histórias com as quais eles se identificam e foram escritas de forma que eles podem compreender”, acrescenta a fisioterapeuta. O livro repercutiu tão bem no município que a nova gestão municipal já incentivou a realização de uma segunda edição com novas histórias.

D.O.I para revistas
No decorrer do segundo semestre de 2016, todas as revistas científicas publicadas pela Editora Univates passaram a ter registro o Digital object identifier (DOI) - um padrão internacional para identificação de documentos online que agiliza a localização de  publicações na internet, seja por autor, assunto, título, instituição de ensino ou pesquisa, entre outros.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás