Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes publicam experiência na Cures em revista de referência

Postado em 23/12/2016 16h03min

Por -

O curso de Odontologia da Univates apresenta entre suas premissas o currículo modular integrado, o uso de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e o contato dos estudantes com a rede de saúde desde o começo do curso.

Esse contato é feito por meio da inserção dos estudantes em práticas na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), realizando atividades de promoção de saúde com as secretarias e equipes de educação e de saúde, estudantes de outros cursos e usuários do Sistema de Saúde.

As estudantes do terceiro módulo do curso de Odontologia Analice Maffi e Carla Moretto, orientadas pelos professores Andreas Rados e Maurício Teixeira e supervisionadas pela professora Olinda Saldanha, a partir de suas atividades no primeiro semestre de 2016 na Cures, produziram um artigo que recentemente foi aceito para publicação na Revista da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno).

Segundo o coordenador do curso de Odontologia, Maurício Teixeira, a revista é referência no ensino odontológico e tem como objetivo a publicação dos resultados obtidos por experimentos, ideias e discussões para o aprimoramento do ensino das especialidades da Odontologia nos mais diferentes níveis de formação. “É veículo para publicação de material que direta ou indiretamente apresente relacionamento com o ensino e o aprendizado da Odontologia na graduação, na pós-graduação e até nas iniciativas de educação continuada”, explica ele.

O artigo se refere a um relato de experiências das acadêmicas a partir da inserção de ações interdisciplinares nos processos de ensino e de aprendizagem do curso de Odontologia da Univates, as quais foram realizadas na Cures. O objetivo do trabalho foi descrever algumas atividades realizadas em 2015 e 2016, como a Sala de Espera e as ações de apoio matricial e institucional. A metodologia adotada, com base em relato de experiência e pesquisa bibliográfica, baseou-se em princípios da investigação narrativa.

“As metodologias ativas de ensino e de aprendizagem pressupõem o desenvolvimento de sujeitos críticos e autônomos e a iniciativa para a construção de evidência científica para, a partir das ações interdisciplinares, propiciar experiências diferenciadas em um inovador cenário de ensino e de aprendizagem. Esses elementos possivelmente contribuirão para a formação de futuros cirurgiões-dentistas, tendo como referência o cuidado humanizado e a atenção integral à saúde”, finaliza Teixeira.

 

Nicole Morás

Notícias Relacionadas