Colóquio marca dez anos de atividades do PPGAD

Postado em 02/12/2016 22h14min

Por Artur Dullius

Como forma de comemorar os 10 anos de atividades do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) no Vale do Taquari, a Univates realizou na noite desta sexta-feira, dia 02, o colóquio “Panorama sobre as Ciências Ambientais no Brasil”. A atividade ocorreu no auditório do Prédio 20 e reuniu alunos, diplomados, professores e lideranças.

Em sua fala, a atual coordenadora Neli Galarce destacou a interdisciplinaridade do programa, que desde o início acolheu estudantes de diferentes áreas. Por meio de um vídeo, a coordenadora também relembrou a evolução do curso da Univates. “É uma forma de agradecer a todos que, em algum momento, contribuíram para o crescimento do programa ao longo desses 10 anos”, afirma.

Palestrantes da noite, o coordenador adjunto da área de Ciências Ambientais da Capes doutor Jairo Schmitt apresentou um panorama da ciência no Brasil. O coordenador destacou a importância da característica multidisciplinar dos cursos da área, lembrando que o fator é atendido pelo PPGAD da Univates. Schmitt ainda exemplificou como ocorre o processo de credenciamento dos cursos, lembrando que em 2011 eram 57 e, no final de  2015, esse número já chegava a 115 programas na área de Ciências Ambientais.

Em um breve relato, Glademir Schwingel também lembrou da responsabilidade e a emoção por ser o primeiro diplomado do curso. “A troca de experiências com diferentes áreas durante os dois anos com certeza foi o grande diferencial da minha formação. Depois que conclui o mestrado, ainda fiz um doutorado e vi a importância da abordagem trazida durante as aulas”, lembra.

Já a pró reitora de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação Maria Madalena Dullius, ressaltou e agradeceu o comprometimento do grupo de pesquisadores durante as atividades. “Foi um programa no qual tivemos grandes aprendizados, especialmente por ser o primeiro curso stricto sensu da Univates. E esse momento vem justamente pra mostrar que já temos uma grande caminhada dentro da pesquisa institucional.” lembra Maria Madalena.

Sobre os 10 anos
Implementado em 2006, o programa de pós-graduação em ambiente e desenvolvimento colocou a Univates em um novo patamar dentro do Ensino Superior. Caracterizado como o  primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado da Instituição, o programa atuou por seis anos apenas com o mestrado. Porém em 2012 mais um passo foi dado, com a implementação do doutorado em Ambiente e Desenvolvimento.

Durante os dez anos foram mais de 750 artigos publicados, 155 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado defendidas, sendo 12 projetos de pesquisa vinculados a pesquisadores das mais diferentes áreas e instituições. Segundo a coordenadora, atualmente são cerca de 30 pesquisadores e 13 professores diretamente vinculados ao programa, além de bolsistas e estudantes, número que, se somado, ultrapassa a casa de 500 pessoas envolvidas. Com o programa já consolidado, a coordenadora lembra que a busca, agora, é pelo conceito cinco de qualidade de ensino.

Texto: Artur Dullius
Schmitt é coordenador adjunto da área de Ciências Ambientais da Capes

Artur Dullius

Schwingel lembrou da responsabilidade e a emoção por ser o primeiro diplomado do curso