Concurso exalta combate ao uso de álcool

Postado em 25/10/2016 18h22min

Por Tiago Silva

Alunos, professores e comunidade, todos reunidos em prol de uma iniciativa: o combate ao uso de bebidas alcoólicas na juventude. Com esse propósito foi realizada a final do Concurso Cultural Vida + Viva, na tarde desta terça-feira, 25, na Univates. A competição envolveu 13 projetos de teatro, dança, música e vídeo e teve como tema “Diga sim à vida – faça parte deste movimento transformador”.

Conforme o coordenador do Programa Vida+Viva Sem Álcool (-) 18 anos, promotor Neidemar Fachinetto, a final é “a cereja do bolo” de uma iniciativa que envolveu escolas e entidades durante todo o ano. Para Fachinetto, a conscientização durante a juventude evita que as futuras gerações tenham problemas com o alcoolismo. “Essa é uma forma de se mudar uma questão cultural em nossa sociedade”, entende.

Este ano houve um aumento no número de trabalhos inscritos para o concurso: foram 23, diante de 16 do ano passado. Para a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), Greicy Weschenfelder, as apresentações em forma de Arte proporcionam uma reflexão maior da mensagem do programa. “Cada vez tem que acontecer ações de conscientização mais cedo, porque a sociedade está cada vez mais precoce. E os jovens têm que ter essa informação, esse direcionamento, para fazer a escolha certa”, analisa.

Pedro Henrique Ribeiro, de 15 anos, interpretou um adolescente com problemas com bebidas em peça encenada pelo seu colégio — a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Moisés Cândido Veloso, de Lajeado. Para ele, o álcool é prejudicial à saúde e uma porta de entrada para outras drogas, além de ser grande causador de problemas familiares.

Esta é a segunda vez que o jovem participa do concurso. No ano passado, ele e os colegas ficaram em primeiro lugar na categoria Teatro e, nesta edição, conquistaram a segunda colocação. Pedro conta que a preparação para a final envolveu todos os pequenos atores, com um ajudando o outro nas falas e cenas. “Foi ficando cada vez mais sério e puxado até chegar a hora”, diz ele, sobre o nervosismo de subir ao palco diante de uma plateia tão grande.

Dança
1.      Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Oscar Karnal - “Dança na FOK”
2.      EMEF Alfredo Lopes da Silva - “Porque a Vida Vale Mais”
3.      Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Otília Corrêa de Lima - “Saiba Dizer não ao Álcool”

1.      EMEF São José de Conventos - “Vem dar para a Vida o Amor”
2.      EEEF Moisés Cândido Veloso - “A Perda pelo Álcool - Parte II”

Música
1.      Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) - “Menos Álcool Mais Melodia”
2.      Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - “Viva Vida sem Álcool”
3.      Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio - “Sim à Vida, não ao Álcool”

1.      Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) - “Duas Vidas”
2.      Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) - “Álcool! Qual sua Realidade?”
3.      EMEF Santo André – “Onda Positiva”

Texto: Tiago Silva

Tiago Silva

Coordenador do Programa Vida+Viva Sem Álcool (-) 18 anos, promotor Neidemar Fachinetto