Estudantes viajam para a China em atividade de vivência internacional

Postado em 25/10/2016 11h39min

Por Tiago Silva

Vinte e dois alunos da disciplina de Vivência Internacional, dos cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais (RI), vão para a China no próximo dia 29. O grupo viaja acompanhado pelos professores Marlon Dalmoro e Mateus Dalmáz. A proposta do roteiro em terras asiáticas é propiciar aos estudantes contato com órgãos, entidades e empresas atuantes nas relações internacionais e vivenciar situações de interação multicultural.

Antes de desembarcarem no país oriental, os estudantes ainda fazem uma escala na África do Sul e conhecem as cidades de Joanesburgo e Pretória, no dia 30. Já nos nove dias que ficarão na China, o grupo conhecerá as cidades de Hong Kong e Macau. Em Hong Kong, a turma visita órgãos como o consulado brasileiro, entidades promotoras do comércio exterior, empresas que atuam em comércio exterior e, ainda, participa do 21th Hong Kong Business Summit, evento organizado pela Hong Kong General Chamber of Commerce.

Depois, o grupo parte para Macau, onde ficará por três dias. “Em Macau vamos participar de palestras e oficinas sobre comércio exterior e relações internacionais no Instituto Politécnico de Macau, instituição parceira da Univates”, ressalta o professor Marlon Dalmoro.

Expectativa
Restando poucos dias para o embarque, a expectativa da estudante de Comércio Exterior Renata Mallmann é grande. “Teremos a oportunidade de conhecer, mesmo que de forma breve, a África do Sul, Hong Kong e Macau. Quem não estaria empolgado? A partir de agora é contagem regressiva e acompanhamento do check-list pra não esquecer de nada importante”, brinca ela.

A bom-retirense acredita que, para sua formação, é de extrema importância conhecer as peculiaridades de cada cultura e a forma como as pessoas dos países visitados se relacionam. “A viagem nos coloca em contato com o que desejamos encontrar nas nossas experiências profissionais”, ressalta Renata, ao mencionar o contato que terão com órgãos públicos e entidades importantes como o Consulado Brasileiro em Hong Kong e o Escritório das Relações Exteriores da China.

Acadêmica do curso de Relações Internacionais, Tamara Sopelsa valoriza a oportunidade de conhecer um continente que, para quem vive no Ocidente, é ainda desconhecido. “Olhamos para o extremo Oriente com a visão Ocidental, porque a maior parte da informação a que temos acesso aqui é justamente escrita por pessoas que vivem no mesmo lado que nós”, analisa.

“Para desmistificar ou até mesmo comprovar as informações que sabemos, temos, portanto, que chegar lá preparados para conhecer o desconhecido”, afirma Tamara, ansiosa para ver de perto as formas de negociação no mercado chinês, como o mercado brasileiro está inserido naquela região e quais são as demandas — comerciais e de serviços — do país mais populoso do mundo. “Tenho que aproveitar todas as oportunidades que a China me proporcionar, com o objetivo de sair de lá com uma rica bagagem cultural”, complementa a jovem.

Saiba mais
Este é o terceiro ano que a disciplina de Vivência Internacional proporciona essa experiência de conhecer outros países aos alunos que a cursam. No primeiro ano, em 2014, um grupo de estudantes foi para a Bélgica. Já no ano passado, a turma conheceu, além da Bélgica, a Alemanha e Portugal.

A disciplina conta com 120 horas, ou seja, equivale ao dobro de uma disciplina comum de quatro créditos. Assim, a Univates colabora com uma contrapartida de mesmo valor do custo da disciplina para cobrir os custos de passagem, hospedagem e translados. Os participantes arcam apenas com despesas pessoais – é, por exemplo, o caso da alimentação e transportes, como metrô.

Inscrições para Vestibular
Os cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais são opções no Vestibular Univates, que está com inscrições abertas até o dia 23 de novembro, pelo site www.univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates. A prova única será aplicada no dia 27 de novembro, domingo, das 13h30min as 18h30min. A seleção se destina a 45 cursos de graduação e tecnólogos.

Texto: Tiago Silva

Alunos da disciplina participarão de oficinas e palestras no Instituto Politécnico de Macau, instituição parceira da Univates

Divulgação

Pela disciplina de Vivência Internacional, alunos já foram ao Parlamento Europeu, em 2014