Univates recepciona estudantes colombianos

Postado em 24/10/2016 15h18min

Por Artur Dullius

Na manhã desta segunda-feira, dia 24, 27 colombianos foram recepcionados na Univates. O grupo é oriundo da Corporación Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto), da Colômbia, e permanece entre os dias 22 e 31 de outubro na Instituição. Durante este período, os estudantes, acompanhados de um professor e de uma representante da universidade, participam de um curso de curta duração na área de pedagogia.

O curso, intitulado "Pedagogia e o exercício de uma docência criadora”, é oferecido em parceria entre a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) e o curso de Pedagogia da Univates. As atividades ocorrem durante os três turnos, e, além de aulas teóricas, os estudantes realizarão visitas a escolas da região, à Lagoa da Harmonia e a museus de Porto Alegre, participando também de atividades culturais em CTG.

Dando início às atividades, o grupo recebeu as boas-vindas do reitor da Univates, professor Ney Lazzari, e da pró-reitora de Ensino, professora Luciana Fernandes. Na ocasião, o coordenador do curso de Educação Física - licenciatura, professor Derli Neuenfeldt, e a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Morgana Hattge, também estiveram presentes, explicando o funcionamento das atividades durante a semana. Na sequência, os colombianos realizaram um tour pelo campus e pela cidade de Lajeado.

Representante da Assessoria para Assuntos Internacionais da universidade colombiana, Paula Torres salientou a importância de atividades como esta para a formação dos estudantes colombianos. “Antes realizávamos esse tipo de atividades apenas em Cuba. Mas é interessante esse contato com o Brasil, para conhecermos a educação e principalmente a língua do país”, afirma, destacando que o grupo realizou aulas intensivas de português antes de vir para Lajeado.

Formada em Jornalismo, Paula destaca que já conhecia a Instituição. A estudante permaneceu na região por cinco meses, quando realizou intercâmbio no primeiro semestre de 2014. “Quando o pessoal da Colômbia me pede a indicação de uma universidade brasileira, eu sempre indico a Univates. A estrutura e os professores daqui são excelentes”, conta. A representante salienta ainda a diferença cultural do Brasil. “Lá na Colômbia se tem a visão de que o Brasil é o país do samba. Mas no Rio Grande do Sul não é assim, a tradição cultural aqui é muito diferente e o pessoal precisa conhecer isso”, conclui.

Esta é a primeira vez que a Univates realiza um curso nessa modalidade com alunos estrangeiros. Mas, conforme a AAII, a ideia é que a Instituição continue desenvolvendo projetos desse cunho com outras Instituições Ensino Superior parceiras.

Texto: Artur Dullius
Grupo é oriundo da Corporación Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto)

Neuenfeldt e Morgana

Artur Dullius