Em seis anos, projeto dobra o número de participantes

Postado em 22/07/2016 13h02min

Por Tiago Silva

Criado em 2010, o projeto Escolas Esportivas da Univates, que começou com 300 crianças e adolescentes, já duplicou esse número em seis anos. As atividades ocorrem em núcleos nos municípios parceiros – Arroio do Meio, Estrela e Santa Clara do Sul –, e as aulas são oferecidas gratuitamente, no turno inverso ao escolar.

Seu enfoque é a inclusão social e a promoção da iniciação dos jovens no esporte. O projeto também funciona como uma preparação para o mercado de trabalho, já que quem ministra as aulas são acadêmicos de Educação Física da Univates, residentes nos municípios parceiros, contratados pelas prefeituras locais. Cada município tem um supervisor.

A coordenação é do professor de Educação Física da Univates Rodrigo Rother. Para ele, atualmente os jovens desperdiçam um grande tempo em atividades sedentárias, sem realizarem atividades físicas. “Só o fato de colocá-los em movimento já é um benefício enorme”, afirma ao comentar sobre o projeto.

Rother elenca como benefícios que a iniciativa propicia, além da saúde, a socialização e interação entre os participantes, a possibilidade de novas amizades e o respeito e disciplina que o esporte promove. “Poderíamos ficar horas citando benefícios diretos e indiretos trazidos aos participantes”, diz ele, orgulhoso.

Quem desponta em um dos esportes é indicado para as equipes parceiras da Univates. No caso do basquete, é o Clube Atlético Ubirajá, o Bira, e no do vôlei, a Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates). “O futuro no esporte depende de inúmeras variáveis que vêm depois. A formação do caráter e da personalidade é pré-requisito”, reforça Rother.

A inspiração pelos ídolos
Trazer ídolos para passar suas experiências no esporte é um dos objetivos do projeto. O lançamento das atividades deste ano, por exemplo, que ocorreu na SantaFlor, evento realizado em Santa Clara do Sul em março, contou com a participação do ex-jogador de vôlei Gustavo Endres, campeão olímpico em Atenas em 2004. Pelo Escolas Esportivas também já vieram Ricardo Picinin, técnico vice-campeão da Superliga de vôlei feminino 2015-2016, Marcelo Negrão, Maurício, Paulão e Carlão, campeões olímpicos de vôlei em Barcelona em 1992.

“Precisamos de bons exemplos, de ídolos, para os jovens terem como referência. Para todas as áreas da vida adotamos referências, casos de sucesso, de pessoas que inspiram a buscar sonhos, a seguir em frente, a não desistir – mesmo frente às adversidades que estão no caminho”, explica Rother.

Miniolimpíada na Univates
No segundo semestre, as atividades do Escolas Esportivas serão retomadas. Neste ano de Olimpíadas no Brasil, será realizado um evento na Instituição inspirado nos jogos Rio-2016. Em agosto, os espaços esportivos da Univates receberão cerca de 450 crianças e adolescentes. Eles terão contato com modalidades que serão disputadas nos jogos, como atletismo, basquete e natação. A promoção é uma parceria da Univates com a Prefeitura de Lajeado.

Texto: Tiago Silva
Ídolos do esporte como Gustavo Endres (c) contam suas experiências no projeto

Rodrigo Rother coordena o projeto que envolve jovens na região

Escolas Esportivas forma crianças e adolescentes no esporte