Pedro Demo palestra sobre pesquisa em sala de aula

Postado em 16/02/2016 16h13min

Por Elise Bozzetto

Lajeado - Na última segunda-feira, a Univates realizou mais uma edição do Seminário Institucional, evento que tem o objetivo de qualificar o corpo docente. Neste ano, o tema do Seminário foi “Pesquisa em sala de aula”.

Os trabalhos iniciaram com a palestra do conferencista e pesquisador Pedro Demo, que falou sobre educar pela pesquisa e autoria. “A universidade moderna não transmite conhecimento, ela cria um ambiente para que o estudante produza o próprio conhecimento. A tendência é abandonar a abordagem de ensino e adotar a abordagem de aprendizagem. O conhecimento não é um pacote congelado que podemos repassar ano após ano. O conhecimento é dinâmico, ele se renova. É preciso problematizar, pesquisar, saber produzir e renovar o conhecimento constantemente”, enfatiza Demo.

Para o conferencista, a ideia de autoria não pode estar dissociada do conhecimento. “Toda a aprendizagem só é aprendizagem se for autoaprendizagem. Só temos de fato a aprendizagem quando surge a figura do autor. A grande alfabetização é a que leva para a autoria. O Brasil tem um sistema educacional muito superado. Só transmite, treina para uma falsa visão de que o conhecimento está pronto e congelado em apostilas. A ciência não precisa de tutor, patrocinador, ela precisa da autoridade do argumento”, ressalta Demo.

O evento seguiu com a apresentação sobre o tema pesquisa e sala de aula, proferida pelos professores Dr. João Batista Siqueira Harres, da o que significa PUCRS, e Dra. Cinthia Bittencourt Spricigo, da PUCPR.

Nesta terça-feira, os docentes da Univates participam de oficinas do Núcleo de Apoio Pedagógico e de programações específicas de cada curso. Na quarta-feira, acontece, durante o dia, o Programa Institucional para professores novos e, na parte da noite, reunião geral de professores com a Reitoria.

Texto: Elise Bozzetto

Elise Bozzetto