Revistas científicas da Univates recebem boa avaliação da Capes

Postado em 24/04/2013 09h19min

Por Tuane Eggers

Recentemente, as revistas científicas da Univates passaram pelo processo anual de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e melhoraram seu conceito. O órgão vinculado ao Ministério da Educação gerencia os Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e qualifica as revistas científicas em um sistema chamado Qualis.

O sistema representa um conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos PPG's. O processo foi concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, é disponibilizada uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos PPG's para a divulgação da sua produção.

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Os veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, que vão do A1 (mais elevado) passando por A2, B1, B2, B3, B5 e C. O mesmo periódico, quando classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. A classificação expressa o valor atribuído, em cada área, à pertinência do conteúdo veiculado. Por isso, com a classificação específica para o processo de avaliação de cada área, não se pretende definir qualidade de periódicos de forma absoluta.

Dessa forma, todas as revistas publicadas pela Univates possuem Qualis, sendo algumas com ótimas avaliações – como a Signos, que é B2 na área Interdisciplinar. Além dessa, a Instituição também conta com as revistas Destaques Acadêmicos, Caderno Pedagógico e Estudo & Debate. Todos as revistas possuem Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas e aceitam artigos científicos de diversas áreas do conhecimento ao longo do ano.

Os materiais podem ser conferidos pelo site www.univates.br/revistas. Mais informações sobre as revistas e demais publicações podem ser obtidas com a Editora da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5215.

Texto: Tuane Eggers

Revista Signos é B2 na área Interdisciplinar