Aulas de pilates do Complexo Esportivo completam um ano

Postado em 23/04/2013 17h25min

Por Tuane Eggers

No último mês de março, o Complexo Esportivo da Univates completou um ano de oferecimento do método pilates, um exercício que popularizou-se e, atualmente, é praticado em diversos lugares do mundo. O pilates busca uma maior percepção corporal, proporcionando bem-estar e saúde. Na Univates, são 65 alunos que praticam o método atualmente, de uma a quatro vezes por semana.

Uma delas é a estudante de Administração de Empresas Jéssica Azeredo, que pratica o exercício há um ano, uma vez por semana. Conforme ela, os principais benefícios se refletem na postura, na musculatura e na flexibilidade do corpo. “Percebo que mudou muito a forma como me sento, como me porto. Também percebo uma diferença muito grande na flexibilidade do meu corpo. Já passei por diversos esportes, como corrida, musculação e ginástica aeróbica, mas o mais prazeroso para mim é o pilates”, conta.

De acordo com Jéssica, o método pilates é muito relaxante, pois trabalha com a questão da respiração e do equilíbrio em um ambiente calmo. “Eu vivo em um ambiente agitado no meu dia a dia, então o pilates se tornou um exercício muito relaxante, que traz paz”, ressaltou ela, que atualmente usufrui do pilates como único exercício físico.

Já o coordenador da Secretaria Geral da Univates, João Antônio Braun, pratica o pilates duas vezes por semana, há cerca de um ano. Ele afirma que o pilates auxilia muito na forma correta de fazer alongamento e reforço muscular, além de trabalhar a respiração. “Importante também é a presença de um profissional para no máximo dois praticantes, com atendimento e orientação constante e aparelhagem adequada. É um exercício cativante que une o útil ao agradável”, ressalta.

Como benefícios desse método, destacam-se: aumento da flexibilidade, melhora do tônus e força muscular, melhora da coordenação motora e concentração, melhora da coordenação motora e concentração e melhora da circulação e oxigenação do corpo, obtendo alívio das tensões e estresse. O pilates foi criado por Joseph Pilates, devido à sua saúde debilitada, que teve no método uma forma de superar suas limitações.

O investimento é de R$ 153,30 para uma vez por semana, R$ 261,70 para duas vezes, R$ 326,70 para três vezes e R$ 391,80 livre, no caso de prática individual. No caso de duplas, o valor varia para R$ 109,90 para uma vez, R$ 196,70 para duas vezes, R$ 245,40 para três vezes e R$ 272,50 para prática livre. Alunos da Univates recebem 60% de desconto. Já professores, funcionários e diplomados recebem 50% de desconto.

Informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/esportes, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5805, ou pelo e-mail complexo@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Jéssica Azeredo pratica o método pilates há cerca de um ano