Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Grupo de estudos da Univates aborda propostas de Ítalo Calvino para o atual milênio

Postado em 07/03/2013 08h56min

Por -

Com o objetivo de defender a literatura como intercessora do trabalho educacional, o curso de Pedagogia da Univates retoma as atividades do grupo de estudos “Arte, Pesquisa & Educação”, que neste semestre estudará o livro “Seis propostas para o próximo milênio”, do escritor italiano Ítalo Calvino. Os encontros iniciam-se no próximo dia 19 de março, das 14h30min às 16h30min, e ocorrem quinzenalmente até o mês de junho.

Em junho de 1984, Calvino elegeu seis valores literários que, segundo ele, deveriam ser preservados no curso do próximo milênio: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência. Hoje, quase 30 anos depois de sua proposta, e também de sua morte, busca-se situar tais especificidades literárias em nosso tempo, defendendo-as enquanto qualidades capazes de orientar o trabalho educacional.

Em cada encontro, será discutido um dos temas abordados pelo escritor. O objetivo é tomar as propostas como valores não apenas literários, mas também pedagógicos, éticos e políticos. A atividade ocorre na sala 208 do Prédio 3 e é aberta a todos os interessados.

O grupo de estudos é coordenado pelo professor Cristiano Bedin da Costa e está vinculado ao projeto de extensão “Formação Pedagógica e Pensamento Nômade”, coordenado pela professora Angélica Munhoz. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5592.

Grupo de estudos “Arte, Pesquisa & Educação” retoma atividades

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas