Salas temáticas aproximam estudantes da realidade profissional

Postado em 05/03/2013 13h59min

Por Ana Paula Vieira Labres

Projetadas para inserir o aluno no ambiente de trabalho da sua futura profissão, e assim tornar as aulas e atividades pedagógicas mais interativas e atrativas, várias salas temáticas modernas foram finalizadas na Univates neste semestre.

Localizadas no Prédio 12, os novos ambientes - Sala de Logística (202); Sala de Relações Internacionais (206); Sala de Contabilidade (306); Sala de Finanças (402) - serão utilizados por algumas disciplinas dos cursos do Centro de Gestão Organizacional (CGO). O investimento total das salas foi de cerca de R$ 192 mil.

A Sala de Logística conta com espaço para 40 alunos. A decoração é composta por quadros retratando as atividades logísticas; miniaturas de veículos utilizados para transporte, como caminhões, trem, empilhadeira, furgão; pallets; mapa do Rio Grande do Sul com a estrutura logística de transportes; mesa com planta de uma indústria para dinâmicas de ensino; quadro imantado para dinâmicas de ensino, entre outros itens.

Decorada com um mapa mundi e com um quadro com ímãs que podem ser utilizados para caracterizar os países em estudo, a Sala de Relações Internacionais possui capacidade para 30 alunos. No semestre 2013/A, o ambiente está sendo ocupado todas as noites com o oferecimento de disciplinas do curso de Relações Internacionais e Comércio Exterior.

Já a Sala Temática de Contabilidade possui sete conjuntos de mesas de trabalho, acomodando quatro alunos em cada conjunto. Para cada aluno há um notebook com softwares necessários para simular o ambiente de uma empresa de serviços contábeis, além de bancada para reuniões ou desenvolvimento de trabalhos, armários e expositores de materiais sobre escrituração, equipamentos antigos e outros materiais.

A Sala de Finanças conta com expositor para moedas e cédulas de dinheiro, bancada com notebook, televisor LCD, podendo ser utilizada em simulações de compra e venda de ações; operações simuladas no mercado futuro; demonstrativo em tempo real da movimentação da Bolsa de Valores; quadro imantado para uso em dinâmicas de sala de aula; equipamento de som; imagens nas paredes que ajudam a inserir o aluno na temática “finanças” e uma antiga caixa registradora.

A Univates conta com cerca de 200 laboratórios, museus e salas especiais. A lista completa pode ser conferida no site www.univates.br/espaco-academico/laboratorios-de-ensino.

Confira o depoimento da coordenadora do Centro de Gestão Organizacional (CGO), Júlia Barden

As salas temáticas foram criadas para permitir mais interação no processo de ensino-aprendizagem, em especial simular ambientes e situações similares às que os alunos vivenciarão quando forem atuar profissionalmente após formados. Todas as salas estão equipadas e possuem layout que permite reproduzir os ambientes de trabalho de acordo com as áreas que representam, como a sala de Contabilidade, Produção e Logística. Por outro lado, além do layout, os recursos tecnológicos disponíveis possibilitam realizar diversas atividades. Na sala de Finanças é possível a conexão em tempo real com o mercado financeiro para acompanhamento da sua movimentação. Outras salas ainda permitem desenvolver atividades e/ou aplicar técnicas diferenciadas, como: Comércio Exterior, Relações Internacionais, Marketing e Recursos Humanos. Ou seja, as salas temáticas disponibilizam recursos que ajudarão a desenvolver competências e habilidades importantes para a formação de nossos futuros profissionais da área da gestão, o que lhes permitirá um diferencial no mercado de trabalho.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Sala de Logística