Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Salas temáticas aproximam estudantes da realidade profissional

Postado em 05/03/2013 13h59min

Por Ana Paula Vieira Labres

Projetadas para inserir o aluno no ambiente de trabalho da sua futura profissão, e assim tornar as aulas e atividades pedagógicas mais interativas e atrativas, várias salas temáticas modernas foram finalizadas na Univates neste semestre.

Localizadas no Prédio 12, os novos ambientes - Sala de Logística (202); Sala de Relações Internacionais (206); Sala de Contabilidade (306); Sala de Finanças (402) - serão utilizados por algumas disciplinas dos cursos do Centro de Gestão Organizacional (CGO). O investimento total das salas foi de cerca de R$ 192 mil.

A Sala de Logística conta com espaço para 40 alunos. A decoração é composta por quadros retratando as atividades logísticas; miniaturas de veículos utilizados para transporte, como caminhões, trem, empilhadeira, furgão; pallets; mapa do Rio Grande do Sul com a estrutura logística de transportes; mesa com planta de uma indústria para dinâmicas de ensino; quadro imantado para dinâmicas de ensino, entre outros itens.

Decorada com um mapa mundi e com um quadro com ímãs que podem ser utilizados para caracterizar os países em estudo, a Sala de Relações Internacionais possui capacidade para 30 alunos. No semestre 2013/A, o ambiente está sendo ocupado todas as noites com o oferecimento de disciplinas do curso de Relações Internacionais e Comércio Exterior.

Já a Sala Temática de Contabilidade possui sete conjuntos de mesas de trabalho, acomodando quatro alunos em cada conjunto. Para cada aluno há um notebook com softwares necessários para simular o ambiente de uma empresa de serviços contábeis, além de bancada para reuniões ou desenvolvimento de trabalhos, armários e expositores de materiais sobre escrituração, equipamentos antigos e outros materiais.

A Sala de Finanças conta com expositor para moedas e cédulas de dinheiro, bancada com notebook, televisor LCD, podendo ser utilizada em simulações de compra e venda de ações; operações simuladas no mercado futuro; demonstrativo em tempo real da movimentação da Bolsa de Valores; quadro imantado para uso em dinâmicas de sala de aula; equipamento de som; imagens nas paredes que ajudam a inserir o aluno na temática “finanças” e uma antiga caixa registradora.

A Univates conta com cerca de 200 laboratórios, museus e salas especiais. A lista completa pode ser conferida no site www.univates.br/espaco-academico/laboratorios-de-ensino.

 

 

Confira o depoimento da coordenadora do Centro de Gestão Organizacional (CGO), Júlia Barden

As salas temáticas foram criadas para permitir mais interação no processo de ensino-aprendizagem, em especial simular ambientes e situações similares às que os alunos vivenciarão quando forem atuar profissionalmente após formados. Todas as salas estão equipadas e possuem layout que permite reproduzir os ambientes de trabalho de acordo com as áreas que representam, como a sala de Contabilidade, Produção e Logística. Por outro lado, além do layout, os recursos tecnológicos disponíveis possibilitam realizar diversas atividades. Na sala de Finanças é possível a conexão em tempo real com o mercado financeiro para acompanhamento da sua movimentação. Outras salas ainda permitem desenvolver atividades e/ou aplicar técnicas diferenciadas, como: Comércio Exterior, Relações Internacionais, Marketing e Recursos Humanos. Ou seja, as salas temáticas disponibilizam recursos que ajudarão a desenvolver competências e habilidades importantes para a formação de nossos futuros profissionais da área da gestão, o que lhes permitirá um diferencial no mercado de trabalho.

 

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Sala de Logística

Ana Paula Vieira Labres

Sala de Finanças

Ana Paula Vieira Labres

Sala de Logística

Ana Paula Vieira Labres

Sala de Finanças

Ana Paula Vieira Labres

Sala de Relações Internacionais

Ana Paula Vieira Labres

Sala de Relações Internacionais

Ana Paula Vieira Labres

Sala de Contabilidade

Ana Paula Vieira Labres

Sala de Contabilidade

Ana Paula Vieira Labres

Notícias Relacionadas