Projeto Interdisciplinar de Cuidados em Saúde busca voluntários

Postado em 05/03/2013 13h48min

Por -

O Projeto Interdisciplinar de Cuidados em Saúde e a Clínica Universitária Regional de Educação em Saúde (Cures) da Univates apresentaram suas atividades, na manhã desta terça-feira, dia 5, aos estudantes dos cursos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Além disso, fizeram um convite para os acadêmicos interessados em participar da atividade como voluntários.

Coordenado pelas professoras Luciana Fernandes, Magali Grave e Olinda Saldanha, o projeto tem como objetivo a formação diferenciada dos alunos, a partir de uma proposta interdisciplinar e de integralidade da atenção em saúde. Já a Cures é um serviço-escola com a proposta de interação com a rede de cuidados dos municípios parceiros (Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela e Lajeado). O local proporciona ao estudante vivências de trabalho em equipe, construindo redes de cuidado com vistas à integralidade da atenção.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails projetosocial@univates.br e cures@univates.br.

Saiba mais sobre o projeto

Com o objetivo de proporcionar uma formação diferenciada aos estudantes da área da Saúde, o Projeto de Ações Interdisciplinares de Cuidados em Saúde também pratica solidariedade. Semanalmente, no bairro Santo Antônio, em Lajeado, são realizadas visitas domiciliares que aproximam acadêmicos, professores, usuários e cuidadores, fortalecendo o laço entre comunidade e universidade.

Para que as famílias sejam atendidas na perspectiva da integralidade da atenção, os envolvidos no projeto trabalham com o conceito de saúde ampliada, em equipe interdisciplinar, ou seja, alunos de vários cursos da área da Saúde compartilham saberes e priorizam o atendimento humanizado. As equipes são formadas por estudantes voluntários, sob orientação de um professor tutor. Ao final das atividades no bairro, a cada semana, cada grupo reúne-se com seu professor tutor para discussão dos atendimentos realizados com a família e formulação de novas estratégias de ações.

Tuane Eggers

Evento divulgou atividades do projeto para alunos interessados