Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates lidera projeto para implementar Ponto de Troca de Tráfego no Vale do Taquari

Postado em 21/01/2013 10h40min

Por Tamara Bischoff

Economia, mais qualidade e velocidade no acesso à internet. São essas as principais vantagens das quais a população do Vale do Taquari poderá usufruir com a implantação de um Ponto de Troca de Tráfego (PTT), que viabiliza a infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as diversas redes que operam na região. 

O projeto, liderado pela Univates, está em fase de análise por parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que autoriza a implantação dos PTTs e envia os equipamentos necessários para sua implementação. Se obtiver aprovação, a Univates será a primeira Instituição de Ensino Superior não pública do Brasil a sediar um PTT.

Conforme o engenheiro do Núcleo de Tecnologia da Informação da Univates Tiago Giovanaz da Silva, a proposta foi apresentada, no ano passado, no IV Workshop do POP-RS e Reunião da Rede Tchê, em Porto Alegre, e no 6º PTT Fórum - Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil, em São Paulo, e foi muito bem recebida. "Esperamos um retorno positivo ainda no primeiro trimestre deste ano", prevê ele.

Este será o primeiro PTT do Vale e o terceiro do Rio Grande do Sul (existe um em Porto Alegre e outro em Caxias do Sul). Segundo o engenheiro, a ideia de fazer uma ligação direta da Univates com provedores de internet já é colocada em prática, hoje, por meio de um projeto-piloto em parceria com a Certelnet, e a previsão é de que esse projeto seja estendido a mais provedores da região. "Para o futuro, a ideia é contarmos com mais participantes, como hospitais, prefeituras e veículos de comunicação da região, que geram muito conteúdo de interesse e necessidade dos usuários", ressalta. Com a implementação do Ponto, os equipamentos ficarão sediados na Univates e todos os participantes irão trocar tráfego entre si.

O projeto de implantação do PTT também foi apresentado na última semana, em reunião que tratou da cooperação regional para potencializar desenvolvimento na área de TI e contou com a presença do reitor da Univates, Ney José Lazzari, do prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, dos secretários municipais de Indústria e Comércio, Léo Bolsi, e de Governo, Auri Heisser, do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Univates, Mouriac Diemer, do coordenador do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, Eloni Salvi, do gerente de TI da Univates, Paulo Roberto Mallmann, do consultor de TI da Univates, professor Cândido da Silva, entre outros.

Na opinião de Mallmann, criar um Ponto de Troca de Tráfego regional trará benefícios diretos para todo o Vale do Taquari. "Podemos destacar a melhora significativa na velocidade de acesso, a diminuição de custo com provedores para todos os participantes e as possibilidades de negócios para as empresas da região. A Univates, em sendo um ponto neutro e sem interesse comercial, sediará em seu datacenter o PTT e, como instituição de ensino superior, poderá contribuir no aperfeiçoamento desta nova área de conhecimento que sofre com a falta de pessoal técnico especializado na região", afirma o gerente de TI.

Saiba mais

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi criado para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Composto por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica, o CGI.br representa um modelo de governança na Internet pioneiro, com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia.

 

Texto: Tamara Bischoff

Reunião ocorrida neste mês discutiu formas de cooperação regional

Tamara Bischoff

Tuane Eggers

Tamara Bischoff

Tamara Bischoff

Notícias Relacionadas