Cursos de Mestrado e Doutorado recebem alunos de 12 estados brasileiros

Postado em 07/01/2013 15h32min

Por Tuane Eggers

Na segunda-feira, dia 7, a Univates iniciou o regime modular do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Já na última sexta-feira, dia 4, os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) também tiveram início nesse regime. O destaque desta edição é que os cursos contam com alunos oriundos de 12 estados brasileiros: Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Na abertura dos cursos do PPGAD, o coordenador André Jasper deu boas-vindas aos alunos e destacou a importância de conjugar as turmas de mestrado e doutorado. “É importante que saibamos discutir assuntos de ambiente e desenvolvimento de uma forma multidisciplinar e integrada”, afirmou.

Em seguida, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, falou sobre a importância de receber alunos de tantos estados brasileiros e ressaltou que a ideia de multidisciplinaridade está bem estruturada pelo corpo docente do PPGAD. Além disso, lembrou aos alunos a relevância de não se afastarem dos estudos e do curso no período em que não estiverem na Univates.

Com o objetivo de mostrar aos novos mestrandos e doutorandos os trabalhos e pesquisas desenvolvidos no curso, ao longo da tarde foram apresentadas três dissertações de mestres formados pelo PPGAD durante o último ano. Em seguida, os estudantes também participaram de coquetel e caminhada de integração.

Já na abertura do PPGECE, a coordenadora Maria Madalena Dullius, após dar boas-vindas aos mestrandos, falou sobre a importância de compreender o que motiva os alunos de hoje a aprender. “Pretendemos contribuir na formação de profissionais, tanto na busca de conhecimentos específicos, quanto na área pedagógica”, explicou.

Em seguida, o pró-reitor Carlos Cyrne agradeceu aos mestrandos por terem escolhido a Univates para dar continuidade às suas formações. “Temos um grande desafio, enquanto Programa de Pós-Graduação, de contribuir com todos os que aqui passam para que, quando retornarem às suas funções, ressignifiquem sua atuação de professor”, ressaltou. Além disso, ele falou sobre a importância da convivência entre os alunos de diferentes estados pela oportunidade de compartilhar experiências de variados contextos.

Detalhes sobre os cursos podem ser obtidos acessando os sites www.univates.br/ppgad e www.univates.br/ppgece ou pelos e-mails ppgad@univates.br e ppgece@univates.br.

Texto: Tuane Eggers