Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cursos de Mestrado e Doutorado recebem alunos de 12 estados brasileiros

Postado em 07/01/2013 15h32min

Por Tuane Eggers

Na segunda-feira, dia 7, a Univates iniciou o regime modular do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Já na última sexta-feira, dia 4, os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) também tiveram início nesse regime. O destaque desta edição é que os cursos contam com alunos oriundos de 12 estados brasileiros: Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Na abertura dos cursos do PPGAD, o coordenador André Jasper deu boas-vindas aos alunos e destacou a importância de conjugar as turmas de mestrado e doutorado. “É importante que saibamos discutir assuntos de ambiente e desenvolvimento de uma forma multidisciplinar e integrada”, afirmou.

Em seguida, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, falou sobre a importância de receber alunos de tantos estados brasileiros e ressaltou que a ideia de multidisciplinaridade está bem estruturada pelo corpo docente do PPGAD. Além disso, lembrou aos alunos a relevância de não se afastarem dos estudos e do curso no período em que não estiverem na Univates.

Com o objetivo de mostrar aos novos mestrandos e doutorandos os trabalhos e pesquisas desenvolvidos no curso, ao longo da tarde foram apresentadas três dissertações de mestres formados pelo PPGAD durante o último ano. Em seguida, os estudantes também participaram de coquetel e caminhada de integração.

Já na abertura do PPGECE, a coordenadora Maria Madalena Dullius, após dar boas-vindas aos mestrandos, falou sobre a importância de compreender o que motiva os alunos de hoje a aprender. “Pretendemos contribuir na formação de profissionais, tanto na busca de conhecimentos específicos, quanto na área pedagógica”, explicou.

Em seguida, o pró-reitor Carlos Cyrne agradeceu aos mestrandos por terem escolhido a Univates para dar continuidade às suas formações. “Temos um grande desafio, enquanto Programa de Pós-Graduação, de contribuir com todos os que aqui passam para que, quando retornarem às suas funções, ressignifiquem sua atuação de professor”, ressaltou. Além disso, ele falou sobre a importância da convivência entre os alunos de diferentes estados pela oportunidade de compartilhar experiências de variados contextos.

Detalhes sobre os cursos podem ser obtidos acessando os sites www.univates.br/ppgad e www.univates.br/ppgece ou pelos e-mails ppgad@univates.br e ppgece@univates.br.

 

Texto: Tuane Eggers

PPGs da Univates iniciam em regime modular

Tuane Eggers

PPGs da Univates iniciam em regime modular

Tuane Eggers

PPGs da Univates iniciam em regime modular

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas