Acadêmicos da Univates contribuem para o desenvolvimento de Estrela

Postado em 04/01/2013 11h08min

Por Ana Paula Vieira Labres

Muitos alunos, durante a graduação ou mesmo depois de formados em sua área de atuação, desenvolvem o espírito solidário e empreendedor e, desta forma, contribuem para o fortalecimento de seu município com ações sociais e trabalhos direcionados à comunidade. Exemplo desse trabalho é realizado por acadêmicos da Univates que residem em Estrela.

A aluna do 8º semestre de Fisioterapia Roselaine Huppes, do bairro Boa União, trabalha há quatro anos na casa geriátrica Fundação Vovolândia São Pedro. Para ela, o conhecimento teórico e o incentivo dos professores da Univates em ensinar que, além de reabilitar ou tratar uma patologia, é importante se envolver com as pessoas e observar a sua história de vida. “Assim, busco ferramentas para atender da melhor forma os idosos e desenvolver as inúmeras formas de atuação da fisioterapia, que é uma área de inserção social”, explica Roselaine.

Para Roselaine, é importante que os alunos se envolvam com ações que contribuam para melhorar suas comunidades. “Às vezes, nos revoltamos com os problemas e dificuldades do mundo, mas esquecemos de olhar para o nosso bairro e para nossa cidade. Se direcionarmos os olhares às comunidades, veremos que elas têm grandes necessidades e que nossa colaboração é muito importante”, diz.

Outra estrelense que se destaca é a aluna do 8º semestre de Nutrição Maira Decker, que realizou estágio de Alimentação Institucional na Cozinha e Padaria Central de Estrela. “Coloquei em prática as atividades que aprendi no curso, como o teste de aceitabilidade e o cálculo nutricional dos cardápios da merenda escolar. Além de contribuir para a própria Cozinha e Padaria, o meu trabalho também beneficiou crianças e jovens”. O fato de os alunos se envolverem com questões que contribuem para melhorar o desenvolvimento de suas cidades, para a futura nutricionista, é muito importante. “O profissional capacitado para o mercado de trabalho terá mais segurança em sua atuação e melhorará os serviços da sua comunidade”, ressalta Maira.

A moradora do bairro Cristo Rei Mara Elisa Schneider, formanda em Nutrição, trabalha no Hospital de Estrela e divide suas tarefas entre o recebimento e a conferência de alimentos, controle de estoque, atendimento ao buffet, controle de validade dos produtos, entre outras. “Os acadêmicos devem estar cientes da importância que o seu município tem e pensar em alguma forma de auxiliá-lo no seu desenvolvimento, seja por meio de trabalho remunerado, ou voluntário. Muitos pensam em sair de seu município e ir para outro maior, mas não pensam que seu trabalho pode ser muito importante na sua cidade”, destaca Mara.

O trabalho da diplomada em Ciências Biológicas pela Univates Ângela Maria Schossler é de suma importância para a comunidade estrelense. Ela atuou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico e, juntamente com sua equipe, contribuiu para que o município de Estrela seja qualificado e habilitado para o licenciamento ambiental. “O gerenciamento ambiental proporciona o desenvolvimento da cidade em harmonia com as questões ambientais. O trabalho em equipe é muito importante e, por isso, Estrela se destaca no cenário regional no que se refere a Meio Ambiente.
Para Ângela, a Univates é referência nas atividades que desenvolve. “Durante o curso convivi com professores e colegas que hoje são destaques na região, e isso reforça a realidade de que a universidade é o espaço para promoção das discussões e elaboração de estratégias”, enfoca.

Ainda segundo ela, o envolvimento com ações e projetos que contribuem para implantar ferramentas e alternativas para melhorar a qualidade de vida das comunidades é essencial. “Além de despertar sentimentos e sensibilizar as pessoas, também promove as mudanças necessárias para as comunidades, como de hábitos e de atitudes”, encerra Ângela.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Ângela Schossler (primeira da direita para a esquerda)

Maira Decker

Mara Elisa Schneider