Passearq V realiza atividades de sustentabilidade ambiental com escolas da região

Postado em 20/11/2012 10h15min

Por Tuane Eggers

Na tarde da última segunda-feira, dia 19, alunos do sétimo ano da Escola Estadual Érico Veríssimo, de Lajeado, aprenderam, de um jeito diferente, sobre aproveitamento de águas pluviais em edificações. Os estudantes participaram do projeto de extensão “Passeando pela Arquitetura e Urbanismo visando à sustentabilidade ambiental”, o Passearq V da Univates, no qual desenvolveram maquetes feitas com caixinhas de leite, canudinhos, cola e tesoura.

A maquete proposta foi a representação de uma casa, na qual foi visualizada a quantidade de água da chuva que escorre pelo telhado e normalmente não é aproveitada. Neste caso, o armazenamento de água foi proposto por meio de uma cisterna. Conforme a coordenadora do projeto, professora Luciane Stürmer Kinsel Flach, o objetivo é plantar uma semente em cada criança no sentido de conscientização sobre a sustentabilidade ambiental. “Queremos que eles tenham ciência de que a água utilizada para lavar calçadas, carro, para irrigar grama, horta ou mesmo para os vasos sanitários não precisa ser, necessariamente, a mesma água potável que bebemos”, explica.

Os estudantes também visualizaram uma maquete demonstrativa de aproveitamento de águas pluviais, baseada no projeto da residência do professor Márcio Goerck, que leciona nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Univates. O professor conta que não imaginou que seu projeto tivesse tanta repercussão. “É uma sensação gratificante ver o meu projeto sendo utilizado como exemplo para os estudantes. Inclusive, costumo levar algumas turmas de mestrado e especialização para conhecer minha casa também”, conta.

Conforme um dos bolsistas do Passearq V, o aluno de Arquitetura e Urbanismo Lucas Medeiros, foi realizada uma fundamentação teórica sobre o reaproveitamento de águas pluviais e uma pesquisa de referenciais. “Essa casa foi a que teve o sistema mais inteligente e de maior eficiência no aproveitamento da água na região”, diz. Depois de conhecer todo esse sistema, Lucas conta que sempre levará a ideia de sustentabilidade ambiental para seus próprios projetos arquitetônicos. Outro bolsista do projeto é o aluno de Engenharia de Controle e Automação João Carlos Britto Filho.

Além dos bolsistas permanentes, o Passearq V conta com o auxílio de alguns alunos voluntários: Aloysio Wilk, Daniele Scheibel, Jony Nascimento, Karina Taís Krein e Priscila Wisermann. Para eles, o projeto é importante para conscientizar os alunos sobre o uso da água e o papel do arquiteto nessa tarefa, além de ser uma oportunidade para repensar seus próprios projetos acadêmicos. A atividade conta, ainda, com a colaboração de cinco professores de diferentes áreas, com o objetivo de promover a interdisciplinaridade.

Segundo a professora colaboradora Ecléa Morais Mullich, a atividade proporciona a consciência sobre como trabalhar o uso da água da chuva de forma racional em um projeto arquitetônico. “Esse projeto está materializado em uma maquete de uma casa real, que já capta a água da chuva e a reutiliza nos vasos sanitários, na jardinagem, na lavagem dos carros e das calçadas, entre outros”, conta.

A atividade voltada a alunos de Ensino Médio é um pouco diferente. Eles elaboram um mapa mental sobre o fluxo da água em suas próprias casas e depois descrevem o funcionamento desse esquema. “É uma forma de despertar a consciência sobre economizar a água e promover uma preocupação com o futuro. Sempre trazemos essa reflexão”, explica Ecléa.

Todas as atividades promovidas pelo Passearq são gratuitas. Até o momento, já foram atendidos aproximadamente 600 participantes de diferentes escolas da região. “O objetivo é mostrar o Curso de Arquitetura e Urbanismo no que concerne à sustentabilidade ambiental. Produzimos conhecimento aqui dentro e levamos esse saber para a comunidade”, explica a coordenadora Luciane.

As atividades podem ser realizadas tanto na Univates quanto nas próprias escolas. Interessados em agendar oficinas para suas turmas podem entrar em contato pelo e-mail passearq@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5415.

Texto: Tuane Eggers