Esporte

Atleta do projeto Talentos Esportivos conquista resultado inédito no Estadual Sub-14 de Atletismo

Por Redação Univates

Postado em 21/10/2024 09:46:24

A equipe do projeto Talentos Esportivos participou do Campeonato Estadual de Atletismo - Sub 14, realizado em agosto na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). O evento, promovido pela Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs), contou com a presença de 250 atletas gaúchos divididos em 11 equipes.

O atleta Rafael Schneider Schulte destacou-se na modalidade do salto em altura e conquistou a medalha de prata, resultado inédito para o projeto Talentos Esportivos. Ele foi acompanhado por colegas da modalidade e dos treinadores Junior Simonetti e Rafael Schmitt.

Segundo Schulte, as orientações do treinador foram determinantes para alcançar o resultado. “Meu treinador sempre pede para observarmos os adversários. A confiança é muito importante nessas horas. Tive medo, frio na barriga, mas percebi outros atletas cometendo erros e sendo desclassificados, e eu continuava lá, cada vez mais confiante. No final acabei errando a passada, o que fez com que não ganhasse (o primeiro lugar), mesmo assim ainda estou sem acreditar na conquista que tive. É muito emocionante, principalmente por ser uma competição estadual”, afirma o atleta.

Para o treinador Simonetti, contribuir para a conquista de Schulte e de outros atletas, assim como perceber a alegria de todos, é muito gratificante. “Sentir que somos uma família e toda equipe ficou feliz com a conquista, sentindo como se a conquista fosse de cada um, é um sentimento de dever cumprido! É a fórmula do sucesso: formar atletas, mas também bons humanos e cidadãos”, diz.

O projeto Talentos Esportivos é uma parceria da Universidade do Vale do Taquari - Univates com o município de Colinas, no qual jovens estudantes utilizam as dependências da Instituição para praticar quatro modalidades esportivas: basquete, natação, ginástica e atletismo. A equipe de atletismo do projeto treina no Estádio Olímpico da Univates nas segundas e sextas-feiras.