Graduação, Pesquisa

Diplomado da Univates desenvolve sistemas automatizados para o Canil Municipal de Lajeado

Por Pietra Darde

Postado em 19/09/2024 15:33:22

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido na Universidade do Vale do Taquari - Univates focou em gerenciar e mitigar questões de sustentabilidade relacionadas ao consumo de água e alimentos no Canil Municipal de Lajeado. Daniel Rodrigues das Neves, diplomado em Engenharia de Controle e Automação, orientado pelos professores Fábio Medeiros de Carvalho e Sônia Elisa Marchi Gonzatti, criou um sistema automatizado de alimentação e bebedouro para os animais abrigados no local.

Segundo Neves, a escolha do tema foi motivada pelo desejo de desenvolver um projeto que trouxesse benefícios para a comunidade. Em uma visita ao canil, durante o evento “Adote um Amiguinho”, ele identificou oportunidades para melhorar a gestão do controle de água nos bebedouros dos cães e a distribuição de ração, com o objetivo de reduzir desperdícios. O projeto de Neves foi experimental e aplicado, resultando no desenvolvimento de dois sistemas: de um alimentador e de um bebedouro automatizado.

Esses protótipos foram integrados a uma plataforma IoT (Internet das Coisas) Home Assistant, integrada com a ESPHome, e instalados em uma baia do canil. O projeto também incluiu a materialização do bebedouro, a configuração dos sistemas, a instalação, testes e monitoramentos por meio de registros de eventos para validação do funcionamento e análises da performance do sistema em uma baia. Os testes foram feitos em novembro de 2023.

Os resultados da pesquisa indicaram uma redução de cerca de 92% no desperdício de água, de acordo com os registros do sistema e os relatos dos funcionários do canil. Neves também destacou que a adaptação dos animais ao novo sistema foi rápida, sem sinais de estresse devido ao barulho do alimentador automatizado.

Entre os desafios enfrentados pelo engenheiro durante o desenvolvimento do projeto estavam o tempo limitado, mudanças inesperadas nas interfaces de comunicação do sistema e a escolha de materiais adequados. Ele optou por utilizar aço inox no bebedouro para garantir durabilidade e facilitar a limpeza. Ajustes no local da instalação também foram necessários para garantir a eficácia dos sistemas.

Neves destacou a importância de considerar o meio ambiente em projetos de engenharia. “Os resultados me mostraram que a preocupação com o meio ambiente é fundamental no desenvolvimento de qualquer sistema. Devemos estar sempre atentos a esse ponto e abranger cada vez mais esse aspecto em nosso dia a dia”, concluiu.

Escolha uma formação

Graduação presencial