Cultura, Exposições

Exposição internacional destaca o legado arquitetônico de Theodor Wiederspahn em Porto Alegre, Lajeado e Wiesbaden, na Alemanha

Por Lucas George Wendt

Postado em 19/09/2024 12:19:32

De 7 a 11 de outubro de 2024, o hall da Biblioteca da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado, receberá a exposição “Theodor Alexander Josef Wiederspahn: um legado patrimonial em Wiesbaden, Porto Alegre e Lajeado”. Com curadoria da arquiteta Vera Grieneisen e dos professores Jauri dos Santos Sá e Augusto Alves, a mostra oferecerá um mergulho na vida e na obra do renomado arquiteto alemão, cuja influência marcou o cenário arquitetônico gaúcho e alemão.

Realizada pela Univates, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, do projeto de extensão Patrimônio Vivo e do Semeia EMAU, com o apoio do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), a exposição destacará os fragmentos biográficos e o legado deixado por Wiederspahn, cuja obra reflete o ecletismo que marcou a arquitetura do Rio Grande do Sul nas primeiras décadas do século XX. A entrada é gratuita e aberta ao público, que pode conferir a exposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Quem foi Wiederspahn

Nascido em Wiesbaden, na Alemanha, em 19 de fevereiro de 1878, Theo Wiederspahn iniciou sua carreira como aprendiz de pedreiro e formou-se na Escola Real de Construção em 1897. Após se estabelecer como construtor em sua cidade natal, Theo decidiu emigrar para o Brasil em 1908, em busca de novas oportunidades. No Rio Grande do Sul, encontrou no escritório de Rudolf Ahrons uma oportunidade profissional.

Em Porto Alegre, Theo foi responsável por projetar alguns dos edifícios mais emblemáticos da capital gaúcha, como o Hotel Majestic, hoje Casa de Cultura Mário Quintana, a Delegacia Fiscal, atual Museu de Artes do Rio Grande do Sul, e a Agência Central dos Correios e Telégrafos, hoje Memorial do Rio Grande do Sul.

Contribuições em Lajeado

A relação de Theo Wiederspahn com Lajeado começou em 1945, quando ele foi contratado para projetar a ampliação da Escola Comercial Alberto Torres, atual Colégio Evangélico Alberto Torres. A exposição trará à tona sua atuação na cidade e a importância de seus projetos para o desenvolvimento do patrimônio local, incluindo a Casa Comercial Hexsel & Cia. e a Associação dos Caixeiros Viajantes do Alto Taquari (Acvat).

Um legado que transcende fronteiras

A curadoria destaca que a obra de Wiederspahn não se limita ao território gaúcho. Em Wiesbaden, sua cidade natal, diversas de suas obras foram preservadas e reconhecidas como patrimônio cultural, simbolizando a relevância do arquiteto tanto na Alemanha quanto no Brasil.

Escolha uma formação

Graduação presencial