Concerto de Inverno da Orquestra Gustavo Adolfo Univates celebrou o Bicentenário da Imigração Alemã no Teatro Univates

Postado as 12/07/2024 16:00:09

Por Pietra Darde

Pietra Darde

O teatro da Universidade do Vale do Taquari - Univates retomou os eventos culturais após as cheias do mês de maio com o Concerto de Inverno da Orquestra Gustavo Adolfo Univates na noite de quinta-feira, 11 de julho. O espetáculo intitulado “Retratos” celebrou o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e atraiu pessoas da comunidade que lotaram a plateia. O evento também teve um caráter solidário, arrecadando doações de materiais escolares que serão destinados para escolas municipais e estaduais.

A reitora da Univates, Evania Schneider, e o diretor do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter, deram as boas-vindas ao público. "Quando a Instituição pensou na construção deste teatro, um dos grandes objetivos era aproximar a arte e a cultura do nosso Vale do Taquari. Hoje estamos comemorando o bicentenário da imigração alemã, que começa justamente aqui no Rio Grande do Sul. E é isso que estamos entregando. Entregando cultura através da arte, da arte dessas pessoas que estão aqui prontas para realizar um show maravilhoso”, afirmou Evania em sua fala.

O espetáculo apresentou uma narrativa sobre a imigração alemã, marcada por despedidas, incertezas, esperança e oportunidades, com personagens e cenários.

Pietra Darde

Paula Fassini fez parte do elenco do espetáculo teatral. Sua personagem era a mãe que via os filhos migrando para as terras brasileiras. Paula contou: "Foi muito gratificante poder homenagear os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Nos dedicamos para poder entregar um verdadeiro espetáculo, com música, teatro e dança. Se apresentar no Teatro da Univates é emocionante, ainda mais quando ele está lotado, como aconteceu na noite de ontem. O carinho do público foi contagiante".

A orquestra homenageou grandes compositores da música alemã, com um repertório que incluiu canções como “Heimatlos” “Heimweh”, “Fang das Licht”, “Oh! Isabella” e “Tanz mit Andenken”. A noite também contou com a participação do Grupo de danças Folclóricas Alemãs - Estrela.

A enfermeira Juliana Thomas, que já admira eventos culturais, ficou ainda mais interessada em prestigiar o concerto ao saber que o tema homenagearia o bicentenário da colonização alemã. "Era uma oportunidade de conhecer sobre a história e repertório da etnia da qual faço parte. Foi a primeira vez que assisti a uma orquestra, e foi uma experiência incrível contemplar a harmonia dos diversos instrumentos musicais, somados à dança e teatro. Eventos como este são de extrema relevância e entrega cultural à comunidade do Vale do Taquari", pontuou Juliana.

Pietra Darde

Durante o evento, o público pôde contribuir com doações de materiais escolares para escolas municipais e estaduais do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Centro-Serra que foram atingidas pelas cheias de maio. A ação faz parte da campanha promovida pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, Ministério Público do Rio Grande do Sul, Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, Lions Clube Santa Cruz do Sul Centro, Rotary Club Santa Cruz Avenida, Gazeta Grupo de Comunicações e Associação do Ministério Público do RS.

Bicentenário da Imigração Alemã

As primeiras colônias alemãs no Brasil foram estabelecidas no Rio Grande do Sul em 1824. Com o tempo, os imigrantes também se instalaram em estados como Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. Eles trouxeram técnicas agrícolas avançadas, conhecimentos industriais e um rico legado cultural, incluindo culinária, arquitetura e idioma.

Sobre a Orquestra Gustavo Adolfo Univates

Fundada em 2019, a Orquestra Gustavo Adolfo Univates é fruto de uma parceria entre o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e a Univates. Sob a regência do maestro Astor Jair Dalferth, o grupo é composto por 45 músicos e vem se destacando por suas apresentações e contribuição para a cultura local.

Logo ods