Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) inicia atendimento na Univates

Postado as 12/07/2024 09:08:26

Por Lais Pontin Matos

Divulgação/Governo Federal

NAF iniciou suas atividades na Univates na segunda-feira, 08 de julho.

Na segunda-feira, 8 de julho, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) iniciou suas atividades na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Desenvolvido em parceria com instituições de Ensino Superior, o programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) objetiva oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais, organizações da sociedade civil e pequenos proprietários rurais. É importante mencionar que os serviços prestados por estudantes de Ciências Contábeis, Direito e demais cursos da área de Gestão serão de apoio e orientação, não substituindo a responsabilidade técnica de um escritório de contabilidade.

O projeto é uma oportunidade para os acadêmicos adquirirem conhecimentos sobre a função socioeconômica dos tributos e se qualificarem por meio de vivências práticas relacionadas ao cumprimento das obrigações tributárias. Já para os cidadãos e as pequenas empresas que buscam suporte contábil e fiscal, o NAF representa uma alternativa acessível e educativa para obter orientação e apoio especializados.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univates, Bruno de Medeiros Teixeira, cita algumas das atividades que os estudantes realizarão sob supervisão de professores.

Divulgação Univates/Antônio Luiz Marini Marchi

Bruno de Medeiros Teixeira é coordenador do curso de Ciências Contábeis.

No NAF, os alunos terão a oportunidade de atuar diretamente com questões fiscais e contábeis, auxiliando a comunidade na declaração do Imposto de Renda, orientando os indivíduos sobre questões fiscais e muito mais. Essa experiência prática é vital, pois permite que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e senso de responsabilidade
Bruno de Medeiros Teixeira, coordenador do curso de Ciências Contábeis.

Vale ressaltar que o programa NAF é uma atividade que se relaciona diretamente com as propostas pedagógicas do Aula+, modelo de ensino inovador criado pela Univates para estreitar a interação dos estudantes dos cursos de graduação com o mercado de trabalho e a comunidade. Nesse sentido, Teixeira reflete sobre os benefícios que o projeto trará aos acadêmicos envolvidos com as atividades. “Além de enriquecer a formação acadêmica dos alunos, o NAF também fortalecerá o curso de Ciências Contábeis como um todo, já que se alinha perfeitamente às metas pedagógicas de formar profissionais qualificados, éticos e preparados para os desafios do mercado”, finaliza o coordenador.

O NAF oferece assistência presencial (no Setor de Atendimento, localizado no Prédio 9) e remota, funcionando de segunda a quinta-feira, das 18h às 19h. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail naf@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4